O papel das religiões na promoção de uma Cultura de Paz e não violência e a temática do próximo encontro do Fórum Paz no Rio

Criado com o intuito de ouvir os representantes dos diversos setores da sociedade civil acerca da temática da violência e da promoção de uma Cultura de Paz, o Fórum Paz no Rio realiza na próxima terça-feira, 21 de junho de 2022, a partir dás 19h30, por meio das plataformas digitais do Regional Leste 1 – CNBB e das Arquidioceses e Dioceses do Rio de Janeiro, da WebTV Redentor e da Rádio Catedral FM 106.7, mais um encontro, desta vez dando voz aos representantes de segmentos religiosos presentes em nosso Estado.

O Fórum Paz no Rio surgiu em 2021 a partir dos crescentes casos de violência no Estado do Rio de Janeiro, principalmente nas cidades pertencentes à Região Metropolitana. Na ocasião, os arcebispos e bispos do Estado se manifestaram por meio de uma mensagem oficial. Percebendo que somente essa fala inicial seria insuficiente, foi criado o Fórum com o objetivo de ser um espaço permanente para debater não somente a temática da violência, mas a promoção de uma Cultura de Paz, como insiste o Papa Francisco.

Dom Tiago Stanisław, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, fará a abertura deste quarto encontro do Fórum. O bispo terá a companhia do Diácono Nelson Águia, secretário da Comissão de Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso da Arquidiocese do Rio de Janeiro, como mediador da noite. Juntos, receberão como convidados o Pastor Silas Esteves, Fundador e Presidente do Ministério Bethesda e membro da Missão Somos Um; o Dr. Paulo Maltz, Diretor de Assuntos Inter-Religiosos da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ); o Sr. Alexandre Pereira da Silva, Diretor de Assuntos Inter-Religiosos do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ); e o Bàbálórìsà Pai Márcio de Jàgún, Sacerdote do Candomblé e atual dirigente do Ilé Ásè Obalúwáiyé no bairro Pedra de Guaratiba no Rio de Janeiro, professor universitário, articulista e escritor.

Dessa forma o Fórum Paz no Rio segue firme em seu objetivo que é ser um espaço de diálogo, com diversos representantes da sociedade civil, favorecendo o diálogo a fim de identificar os valores fundamentais, os desafios e as ações para colaborar na construção de uma cultura do encontro e da paz.

Serviço:
– Fórum Paz no Rio | Dando voz aos representantes da religiões
– Regional Leste 1 – CNBB (Igreja Católica)

Onde assistir:
– www.cnbbleste1.org.br
– facebook.com/cnbbleste1 (e das Dioceses)
– youtube.com/cnbbleste1
– youtube.com/webtvredentor