Atividades marcam a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus na Diocese

Algumas atividades marcaram a semana em que celebramos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus na Diocese de Nova Iguaçu que também celebra no mês de Junho o seu Mês Vocacional, período em que as paróquias são convidadas a rezarem de forma mais direta pelas vocações de especial consagração.

Rezar pela santificação do clero

Celebrada na segunda sexta-feira após a Solenidade de Corpus Christi, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus coincidiu neste ano com a Solenidade da Natividade de São João Batista que foi antecipada para o dia 23 de junho, nas paróquias que não o tem como seu padroeiro principal. Na Solenidade do Sagrado Coração celebramos a Jornada de Oração pela Santificação do Clero. Instituída por São João Paulo II, em 1995, a iniciativa tem por objetivo motivar a Igreja a rezar pelos homens que foram chamados ao ministério presbiteral. É o povo de Deus entregando ao Senhor todos os sacerdotes, para que sejam santos segundo o seu Coração.

Oração e formação permanente

Com as duas solenidades sendo celebradas seguidamente e tendo no início da semana a Reunião Geral do Clero, os padres e diáconos realizaram na terça-feira, 21 de junho, a Jornada de Oração pela Santificação do Clero. Dessa forma, também ficaram disponíveis para rezar com as suas comunidades paroquiais. A Jornada de Oração foi celebrada no Seminário Diocesano São Paulo VI no dia em que comemoramos a memória de São Luís Gonzaga, padroeiros dos seminaristas, e teve início com um momento de Adoração na Capela Mor de Nossa Senhora do Rosário. Após esse momento os membros do clero participaram de um momento formativo com o Dr. Luiz Carlos Ribeiro Lopes, advogado da Cúria Diocesana, que abordou aspectos jurídicos e administrativos relacionados à vida das paróquias. Acompanharam Dom Gilson com outras contribuições neste momento de formação permanente o Padre Célio Barbosa, ecônomo diocesano, o Dr. Fábio Pacheco, procurador, Padre Paulo Machado, responsável pela Pastoral Presbiteral. Ao final da formação, Padre Luiz André, reitor do Seminário, fez uma homenagem a Dom Gilson pelos três anos de pastoreio como bispo de nossa Igreja Diocesana.

Dia com Jesus no Shopping

Outra atividade que marcou a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus na Diocese foi a realização da 24ª edição do Dia com Jesus no Shopping Nova Iguaçu. Iniciativa da Coordenação Diocesana do Apostolado da Oração, nesta sexta-feira, 24 de junho, foi a vez de rezarmos com o Grupo do Apostolado da Oração da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Marapicu. O evento contou com a presença do bispo de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade.