Concluído encontro do Papa com Colégio Cardinalício

0
443

Concluíram-se, na tarde desta terça-feira (30/08), os trabalhos da Reunião dos Cardeais sobre a nova Constituição Apostólica Praedicate Evangelium. O encontro com o Santo Padre ocorreu num clima fraterno e contou com a presença de pouco menos de 200 cardeais, patriarcas orientais e superiores da Secretaria de Estado.

Os trabalhos em grupos linguísticos e os debates na Sala Nova do Sínodo deram lugar à discussão livre de muitos aspectos relacionados ao Documento e à vida da Igreja, enquanto a última sessão desta tarde foi dedicada ao Jubileu da Esperança de 2025. Com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Papa Francisco, na Basílica Vaticana, se conclui o encontro e cada participante retornará à sua diocese.

Os cardeais presentes na reunião convocada e desejada pelo Papa Francisco para refletir sobre a reforma da Cúria Romana falaram de “confronto fraterno” e “clima dialogante”. Uma Cúria que, graças à Praedicate Evangelium, Constituição apostólica que renova e reorganiza todo o aparato administrativo da Santa Sé, “não pertence apenas ao Papa, mas a toda a Igreja”, como afirmam os cardeais participantes.

Última sessão

Na última tarde do encontro, o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, dom Rino Fisichella, apresentou o Jubileu de 2025. Os dois dias de encontro viram, pela primeira vez nos quase dez anos de pontificado, quase todo o Colégio Cardinalício reunir-se em torno do Papa.

A sessão derradeira contou com cardeais, patriarcas e superiores da Secretaria de Estado divididos em grupos linguísticos para refletir, seguindo uma “diretriz” fornecida nas últimas semanas, sobre os elementos de novidade, mas também sobre os “desafios” que a Praedicate Evangelium introduz para a Cúria Romana e, ao mesmo tempo, para a Igreja universal. Dentre esses: o papel dos leigos, transparência financeira, sinodalidade, estrutura de organogramas curiais, missionariedade, anúncio do Evangelho numa era como a atual.

Cardeais brasileiros participam de reunião com o Papa

Imagem: Vatican News

Com exceção de Geraldo Majella Agnello, todos os cardeais brasileiros participaram do Consistório convocado pelo Papa Francisco e dos dois dias de reuniões para refletir sobre a Constituição Apostólica “Praedicate Evangelium”.

Raymundo Damasceno Assis, João Braz de Aviz, Odilo Pedro Scherer, Orani João Tempesta, Sérgio da Rocha e os dois novos integrantes do Colégio Cardinalício Leonardo Steiner e Paulo Cezar Costa foram divididos em grupos linguísticos e puseram suas sugestões.

Fonte: Vatican News