Dom Gilson e bispos do Rio de Janeiro já estão em Roma para o encontro com o Papa Francisco

Dom Gilson já se encontra em Roma na Itália, onde a partir da próxima segunda-feira, 03 de outubro se inicia a Visita Ad Limina Apostolorum.

A tradução literal mais aproximada do termo “Ad Limina Apostolorum” é “visita aos túmulos dos Apóstolos”) e trata-se de um obrigação dos bispos diocesanos e outros prelados da Igreja Católica, de a cada 5 anos, ou quando forem solicitados, se encontrarem com o Papa, visitando os túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, em Roma.

Nesse encontro os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das suas Dioceses e ouvem a apreciação e os conselhos do Papa sobre elas. Para facilitar a visita, os bispos são organizados de acordo com as comissões nacionais e regionais. Por isso, ao longo desta semana, o Papa Francisco e os diversos Dicastérios ligados à Cúria Romana estão recebendo os bispos do Regional Leste 1 – CNBB, Estado do Rio de Janeiro.

O encontro com Francisco está marcado para o primeiro dia da visita, logo após a celebração junto ao túmulo de São Pedro que fica localizado sob o baldaquino da Basílica Vaticana. Além do compromisso oficial junto à Santa Sé, durante os dias na Itália, Dom Gilson aproveitará para visitar o Monsenhor Giorgio Fachin que foi seu reitor nos tempos de seminário e também nosso querido Padre Costanzo Bruno que se encontra em sua terra natal cuidando de uma enfermidade.

Na foto com Dom Gilson estão, Dom Gregório Paixão, bispo de Petrópolis; Dom José Francisco, arcebispo de Niterói e Presidente do Regional Leste 1; Dom Luiz Henrique, bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda; e Dom Nelson Francelino, bispo de Valença.

Os fiéis são convidados a participarem deste momento tão importante para a nossa Igreja Diocesana, rezando a Oração pela Visita “Ad Limina Apostolorum” que segue abaixo.