Bispos visitam o Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica

Após visitarem o Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, os bispos do Regional Leste 1 – CNBB seguiram até o Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, cumprindo mais uma atividade deste penúltimo dia da Visita Ad Limina Apostolorum.

O Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica equivale a última instância dos Tribunais Eclesiásticos em todo o mundo – “Roma locuta, causa finita”, que quer dizer “Roma falou, causa encerrada”, brincou, o Padre Mário Rui de Oliveira, Chanceler da Assinatura Apostólica, que recebeu a delegação do episcopado fluminense na entrada do organismo.

O Cardeal Prefeito, Dom Dominique François Joseph Mamberti, que não pode estar presente neste compromisso devido a estar se recuperando de uma enfermidade, foi representando pelo Secretário do Dicastério, Dom Andrea Ripa.

Em nome dos bispos do Estado do Rio de Janeiro, Dom Juarez Delorto Secco, saudou o corpo colaborativo da Assinatura Apostólica, desejando saúde ao Em.mo Sr. Cardeal, e fez uma breve panorama da situação dos Tribunais Eclesiásticos presentes no Regional Leste 1, recordando que, “anualmente enviamos nossos Relatórios sobre o estado e atividade dos Tribunais, vemos neles parte do diálogo e comunicação tão necessários para o estabelecimento da comunhão entre nossas Igrejas e a Sé Apostólica no âmbito da aplicação da justiça”, disse o bispo.

Dom Juarez, recordou o esforço dos bispos em atender à solicitação do Papa Francisco no Motu Proprio, buscando constituir novos Tribunais Diocesanos no Regional, – “Acreditamos que desta forma, tornamos a aplicação da justiça onde ela deve estar, o mais próximo possível daqueles que confiam suas demandas à sua Igreja Particular e seu pastor.”

Após este compromisso, os bispos ainda cumprirão outras duas agendas de encontros indo ao Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e ao Dicastério para o Clero na manhã deste penúltimo dia de Visita Ad Limina.

Veja a seguir a reportagem de Luciana Martins e Paulo Junior para a Rede Vida sobre este compromisso.

Imagens e Vídeos: Luciana Martins e Paulo Junior (Rede Vida)