Cardeal Lazarus You Heung-sik recebe os bispos do Regional Leste 1 no Dicastério para o Clero

0
381

Finalizando a agenda de visitas aos organismos da Santa Sé neste penúltimo dia de Visita Ad Limina Apostolorum, os bispos do Regional Leste 1 – CNBB estiveram no Dicastério para o Clero, que tem como Prefeito o coreano Dom Lazarus You Heung-sik, criado Cardeal no último Consistório Público de 27 de agosto deste ano, ocasião em que também fora criado o Cardeal Paulo Cezar Costa, que acompanha os bispos do Estado do Rio de Janeiro nessa missão oficial.

Cardeal Lazarus recebeu os bispos e foi saudado por Dom Luiz Henrique da Silva Brito, bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda que, em nome dos bispos do Regional, renovou o compromisso pastoral dos nossos pastores como Santo Pedro e o seu ministério pastoral – “É com grande alegria e em espírito de comunhão que nós, Arcebispos e Bispos do Regional Leste I da CNBB, podemos visitar o túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo e expressar nossa comunhão com o Sucessor de Pedro, princípio e fundamento da unidade da Igreja. É costume, nesta ocasião, os Bispos visitarem os diversos Dicastérios que colaboram com o Romano Pontífice no incremento da obra da Evangelização, que recai primeiramente sobre seus ombros. Neste sentido, é de primordial importância para nós estarmos na Congregação para o Clero, que tem a grande missão de auxiliar o episcopado no cuidado de nossos sacerdotes e diáconos, colaboradores em nossa missão de apascentar o rebanho a nós confiado”, disse o bispo.

Continuando, Dom Luiz Henrique fez uma exposição sobre a situação do clero no Regional Leste 1, recordando, sobretudo, o grave problema sanitário com a pandemia da Covid-19 – “Tivemos no contexto de nossas igrejas fechadas, no ano de 2020, uma recriação do modo de evangelizar e atender ao nosso povo, tão abatido pela pandemia. Nossos sacerdotes buscaram, mantendo o devido distanciamento social, dar assistência a todos. Como heróis da fé, não só atendiam, via online, com as celebrações litúrgicas, reuniões, orientação espiritual, catequese, como também muitos se sentiram impelidos a enfrentarem o risco de infecção, indo ao encontro presencial para socorrerem inúmeras pessoas em suas necessidades materiais, psíquicas e espirituais. Vários dos nossos sacerdotes pagaram com a própria vida tal dedicação, no exercício de seu ministério”, recordou o bispo e seguiu – “​Podemos, também, constatar, em nossas Dioceses, sacerdotes que desejam se dedicar à vida missionária em regiões muito carentes de ministros ordenados, como também no atendimento aos migrantes brasileiros que também necessitam do conforto e apoio espiritual.”

Dom Luiz disse que os bispos receberam, com grande esperança, a nova Ratio fundamentalis – Documento do Dicastério para o Clero sobre a formação dos candidatos ao presbiterado – “Estamos buscando em nossos Seminários aplicar tais diretrizes para formação de nossos sacerdotes em sintonia com a conferência episcopal brasileira, a CNBB, no que tange à sua aplicabilidade em nível nacional, nos empenhando em prepararmos os futuros padres para que sejam ministros abnegados e servidores, firmes diante da sedução do aburguesamento, como nos pede o Papa Francisco: ‘sacerdotes despojados, pobres com os pobres.’”

Por fim, o bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda, falou sobre o Serviço de Animação Vocacional, no qual – “também constatamos os frutos da Pastoral Vocacional em nossas Dioceses com a busca crescente de jovens que desejam discernir o chamado de Deus. Para nós, este é um sinal de grande esperança em meio a tantos desafios dos tempos modernos, ao percebermos que nossos jovens ainda se encantam e, com generosidade, querem servir ao Senhor que os  chama na Sua Igreja. Certamente, o Ano Vocacional, proposto pela Igreja no Brasil será um grande momento de graça e de reavivamento das vocações em nosso imenso território brasileiro”, concluiu Dom Luiz.

A Visita Ad Limina segue com a Missa na Basílica Papal de Santa Maria Maior, com a presidência do Bispo de Itaguaí, Dom José Ubiratan Lopes, OFM. Cap., às 16h, em Roma – às 11h, de Brasília. Os Bispos do Estado do Rio de Janeiro seguem na visita até sábado, dia 8 de outubro, quando ocorrerá a Reunião de avaliação da Visita Ad Limina Apostolorum no Colégio Pio Brasileiro onde estão hospedados.

Veja a reportagem de Luciana Martins e Paulo Junior para a Rede Vida sobre este compromisso:

Imagens e Vídeos: Luciana Martins e Paulo Junior (Rede Vida)

Colaboração: João Dias (Arquidiocese de Niterói)