Laicato, família e a vida foram a pauta de abertura do último dia de Visita Ad Limina

0
400

Os bispos do Regional Leste 1 – CNBB iniciaram o último dia de atividades da Visita Ad Limina Apostolorum junto aos organismos da Santa Sé comparecendo ao Dicastério para os Leigos, a Vida e a Família, onde foram recebidos pelo Cardeal Prefeito, Dom Kevin Joseph Farrell, que desde 2019 ocupa também o posto de Carmelengo da Câmara Apostólica. Na abertura do encontro o Dom Farrel convidou os bispos a rezarem juntos pelo bom êxito e preparação da Jornada Mundial da Juventude que será realiza em Lisbos, Portugal, no próximo ano de 2023.

Neste encontro os bispos do Estado do Rio de Janeiro tiveram também a presença de mais um padre brasileiro, e carioca, que trabalha na Santa Sé, trata-se do Padre Alexandre Awí Mello, I. Sch., Secretário do Dicastério e atual Superior-Geral dos Padres de Schoenstatt.

Este Dicastério foi criado em 2016 pelo Papa Francisco, fruto do agrupamento das funções dos extintos Pontifícios Conselhos para a Família e para os Leigos. Dessa forma, o organismo visa das assistência aos leigos, a família e a vida, para que continuem sendo testemunhas ativas do Evangelho em nosso tempo e uma expressão da bondade do Redentor.

Dom Antônio Augusto Dias Duarte, bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro e referencial da Comissão Regional Pastoral para a Vida e a Família fez a saudação ao Cardeal Prefeito em nome dos bispo do Estado do Rio de Janeiro e ressaltou que – “a união, pela Carta Apostólica em forma de Motu próprio “Sedula Mater” (16.VIII.2016), do Pontifício Conselho para a Família e do Pontifício Conselho para os Leigos, destaca muito bem a importância dada aos leigos e às famílias na promoção do Evangelho da Vida nos tempos atuais.”

Seguindo, Dom Amtônio apresentou um breve panorama do Regional em relação a finalidade do Dicastério. Disse ele – “A pandemia do COVID 19 resultou em muitas mortes e sofrimentos dolorosos às famílias do Regional Leste 1, bem como do restante do Brasil e demais países do mundo. Grandes ondas de medo e de desesperança invadiram lares e corações humanos. Nosso povo espera muito da sua Mãe, a Igreja Católica! Ao longo desse tempo da pandemia tivemos que manter acesa a luz da esperança, inflamar os corações de Amor e despertar cada dia mais a solidariedade cristã.”

Ainda refletindo sobre esse período, Dom Duarte enfatizou a importância crucial da missão dos leigos e leigas nos períodos mais agudos da crise sanitária recente. – “Os leigos, os agentes da Pastoral Familiar e tantas pessoas, especialmente os profissionais da saúde, testemunharam, com fé e sacrifício, a presença do Cristo, Bom Samaritano, cuidando dos mais feridos e abandonados da sociedade.” E conclui abordando o empenho pastoral durante este tempo tão triste – “Com seus pastores, Bispos, padres e diáconos permanentes, os leigos e as famílias evangelizadas foram ao encontro de todas as pessoas, independente do seu credo, e com audácia, criatividade e esperança, souberam ser o Bom Samaritano, através de reuniões pastorais feitas on-line, das “lives formativas”, dos programas de rádio e das WebTv, do generoso e incansável serviço de solidariedade cristã, encontrando nos mais sofridos e abandonados o rosto machucado de Jesus Cristo”.

Na sequência os bispos se dirigiram ao Dicastério para a Cauda dos Santos e fechando os compromissos junto aos organismos se reuniram com o Dicastério para a Evangelização. A Visita Ad Limina será concluída nesta tarde com a Missa na Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros, que será celebrada por Dom José Francisco Rezende Dias, arcebispo de Niterói e Presidente do Regional Leste 1 da CNBB.

Veja a seguir a reportagem de Luciana Martins e Paulo Junior para a Rede Vida sobre este compromisso.

Imagens e Vídeos: Luciana Martins e Paulo Junior (Rede Vida)