Bispos do Regional Leste 1 participam da missa de posse de Dom Paulo Cezar Costa em sua sede cardinalícia em Roma

O Episcopado Fluminense esteve presente na Missa de posse do Cardeal Dom Paulo Cezar, Costa, Arcebispo Metropolitano de Brasília (DF), em sua paróquia na Cidade Eterna, a Basílica dos Santos Bonifácio e Aleixo, em Aventino, realizada às 20h (horário de Roma), 15h (horário de Brasília), nesta sexta-feira (7/10).

“Essa paróquia tem origem no quarto século, depois Idade Média. E agora está aqui. É uma basílica hoje em dia mais utilizada para casamentos. Brinco que sou um cardeal casamenteiro. Aqui tem a tradição de ter sido a basílica de vários cardeais brasileiros e que o Papa, por bondade e misericórdia, me confiou”, disse o Dom Paulo Cezar em entrevista à Rede Vida de Televisão.

Cardeal Costa acompanhou a delegação do Regional Leste 1 durante a Visita Ad Limina, pois quando fora nomeado arcebispo de Brasília (DF), os bispos do Regional Centro-Oeste já haviam realizado sua peregrinação ao túmulo dos Apóstolos.

Sobre o Cardeal

Natural de Valença, no sul fluminense, Dom Paulo Cezar foi ordenado presbítero em 05 de dezembro de 1992 em sua terra natal. Trabalhou nas cidades de Paraíba do Sul e Vassouras até ir para Roma onde fez especialização em Teologia na Pontifícia Univerdade Gregoriana, obtendo os títulos de Mestre e Doutor. Retornando ao Brasil, trabalhou na Paróquia Santa Rosa de Lima em Valença, nesse período conciliava o ofício de pároco com o ensino na PUC-Rio onde também exercia a função de Diretor Acadêmico e também o de perito na Comissão de Doutrina da Fé da CNBB. Em 2007 foi nomeado Reitor do Seminário Diocesano Paulo VI em Nova Iguaçu que, naquela época acolhia um projeto em comum das Dioceses de Nova Iguaçu, Barra do Piraí – Volta Redonda, Duque de Caxias, Itaguaí e Valença. No final de 2010 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, recebendo a ordenação episcopal em fevereiro de 2011. Na realização da Jornada Mundial da Juventude na cidade do Rio de Janeiro, em 2013, Dom Paulo Cezar Costa atuou como Diretor Administrativo. Em 2016, foi nomeado 7º bispo da Diocese de São Carlos pelo Papa Francisco e, posteriormente, foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Brasília, em 2020.

Nomeação

No dia 29 de maio deste, durante a Oração do Angelus, o Papa Francisco anunciou a realização do seu 8º Consistório Público em 27 de agosto com a criação de 20 novos cardeais, entre eles, dois brasileiros, Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM) e Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF).

A Dom Paulo Cezar Costa foi dado o título de Cardeal-presbítero dos Santos Bonifácio e Aleixo no Monte Aventino, sede que, desde 1905, é dada a um cardeal brasileiro, sendo o primeiro a ter esse título, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, primeiro cardeal da América Latina.

Lista dos Cardeais Brasileiros na Basílica de Aventino:

1. Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti (1905-1930)
  2. Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra (1933-1942)
  3. Dom Jaime de Barros Câmara (1946-1971)
  4. Dom Avelar Brandão Vilela (1973-1986)
  5. Dom Lucas Moreira Neves, O.P. (1988-1998) – in commendam (1998-2002);
  6. Dom Eusébio Oscar Scheid, SCJ (2003-2021)
  7. Dom Paulo Cezar Costa (desde 2022)
Missa em Aventino

A delegação do Regional Leste 1 da CNBB, após celebrar a santa missa na Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros, encerrando a Visita Ad Limina Apostolorum, dirigiu-se para Aventino, uma das sete colinas históricas da Cidade Eterna, para celebrar com Dom Paulo Cezar sua entronização e posse na Basílica dos Santos Bonifácio e Aleixo.

Em sua homilia, o Cardeal se dirigiu primeiramente aos Religiosos da Ordem dos Clérigos Regulares de Somasca que cuidam atualmente da Basílica. E recordou que está antiga igreja remonta a um período em que a Igreja Católica começa a florescer no mundo, saindo da clandestinidade a que era imposta e dava os seus primeiros passos de forma pública. Dom Paulo fez ainda memória dos seus predecessores naquele ofício, disse ele: “Esta basílica tem uma relação histórica com alguns irmãos bispos do Brasil que no passado também foram chamados a fazer parte do Colégio Cardinalício. Recordo de todos com afeto e peço-vos que rezem comigo por eles neste altar do sacrifício eucarístico.”

E, continuando, Cardeal Costa recordou que celebrávamos neste dia a memória da Bem-aventurada Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora do Rosário. “O Santo Rosário tem sido chamado de “Evangelho dos pobres”, porque através dos vários mistérios contemplamos por intermédio da Mãe de Deus a alegria, a luz, a dor e a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus e Salvador da humanidade”. E finalizou convidando a Igreja a viver em comunhão, dizendo: “somos neste momento da história, discípulos de Jesus que caminham na fé e testemunham ao mundo a beleza do Evangelho. Em comunhão com o Papa que preside toda a Igreja na caridade e é sinal de unidade, e também aqui com esta comunidade dos Santos Bonifácio e Aleixo celebramos este mistério da Eucaristia, nesta basílica, com a intercessão de Nossa Senhora do Rosário”.

(Clique aqui para ler a homilia na íntegra)

Veja a seguir a reportagem de Luciana Martins e Paulo Junior para a Rede Vida sobre este compromisso.

Imagens e Vídeos: Luciana Martins e Paulo Junior (Rede Vida)

Colaboração: Adielson Agrelos e Grasiele Guimarães (Diocese de Nova Friburgo)