Diocese realiza 1° Feira Educativa de Ecologia Integral

No último sábado (15) ocorreu  na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, a primeira Feira Educativa de Ecologia Integral, foi promovida pela Pastoral do Meio Ambiente e Ecologia Integral. A pastoral foi fundada no ano de 2020, pelo pároco da Catedral, padre Paulo Machado, vem atuando junto ao Conselho de Meio Ambiente Municipal de Nova Iguaçu, participando de várias decisões em prol do bem comum e da Ecologia Integral, iniciando sua formação com paroquianos da Catedral, mas já possui agentes em outros regionais da diocese.

Com a proposta de envolver a nova geração houveram atividades direcionadas a catequese e a Pastoral Familiar Mirim, estimulando ações de cunho de educação ambiental, para iniciar em suas casas, escolas e comunidades. As atividades para o público infantil tiveram enfoque na parte da manhã, quando as crianças receberam orientações sobre como fazer compostagem com cascas de legumes, desenharam, pintaram e puderam levaram para suas casas desenhos com temas ecológicos. Um agente da pastoral que é palhaço fez a alegria da criançada, com muitas brincadeiras e as tradicionais “palhaçadas” e, pelo lado do incentivo ecológico os pequenos e pequenas ganharam mudas para plantar em seus lares, após receberem as orientações no modo de cultivar, semeando o cuidado com a natureza, a casa comum de todos.

Em um segundo momento, foi promovida uma roda de conversa, com a participação de agentes da pastoral, professores, pessoas de movimentos sociais, alunos da Escolinha de Agroecologia e alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Presidente Kennedy, em Belford Roxo, que é gratuito, levados Prof. Ellen Ramos de Araújo (também facilitadora do Projeto da Horta à Mesa), a representante do Instituto Lixo Zero Brasil, Kathelyn Nunes, o Hidrólogo Cassio Pires, entre outros pares envolvidos no cuidado com o meio ambiente.

Nas discussões do grupo, foi uníssono destacar a importância da consciência ambiental na escola, incluir dentro do cronograma educacional, afim de atingir as novas gerações, para assim conseguir uma transformação social voltada para a ecologia. Tal qual como preconiza a Encíclica Laudato Si, que foi tema da roda de conversa direcionada pelo padre Thiago Araújo.

Texto com a colaboração de Valéria Leone (Pascom – Catedral)
Fotos: Valéria Leone (Pascom – Catedral)