No sábado (22), Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, celebrou Santa Missa na qual foi ordenado diácono transitório, o Frei André da Apresentação, religioso do Instituto dos Frades de Emaús. A celebração ocorreu pela manhã e teve início às 10h, na igreja matriz da Paróquia São Sebastião em Austin, Nova Iguaçu. A ordenação foi transmitida pela página da Diocese de Nova Iguaçu no Facebook para aqueles e aquelas que não puderam estar presentes.
Dom Gilson durante sua homilia discorreu o chamado e o sim, sobre a importância de atender e se colocar à disposição do Senhor:
“Ao ser chamado pelo nome, caro frei André, com prontidão você respondeu: ‘PRESENTE’. Se hoje você pode dar esta resposta, é porque no processo inicial da sua experiência vocacional, você foi dizendo presente nas circunstâncias mais diversas e também adversas, que não faltaram e não faltarão. O que significa dizer esse “presente”? Em latim é ‘adsum’, que significa “eis-me aqui”. Não pode ser apenas um finalmente cheguei depois de tanto esperar, mas um finalmente estou pronto para oferecer a minha vida inteira a Cristo, a Igreja e aos meus irmãos e irmãs, pronto para servir com a oferta da minha vida.”
Frei André da Apresentação, agora diácono transitório, fez seu agradecimento durante a missa, lembrando das pessoas importantes em sua caminhada como familiares, religiosos e amigos, além de Deus, responsável pelo seu chamado: “Agradecer sim, pois a gratidão é a única resposta humana do imenso dom de Deus, diz o Papa Francisco. Agradeço primeiramente a Deus pelo dom da vida, da vocação e por tudo que ele tem realizado, ele que me escolheu, capacitou e me tirou do meio do povo.”
Quem é Frei André da Apresentação?
Filho do casal Manoel Pedro da Silva e Creuza Ramos, ambos falecidos, foi batizado com o nome de Wanderlei Ramos da Silva e assumiu para si o nome religioso de Frei André da Apresentação.
Tem dois irmãos e uma irmã. Residente na Paróquia São João Batista, em Queimados, paróquia que esteve sob os cuidados do Instituto dos Frades de Emaús, tornou-se coroinha em 2005. Durante o período em que servia como coroinha sempre foi solícito, responsável e dedicado. Foi também neste período que despertou sua vocação religiosa. Com a saída do Instituto da Paróquia São João Batista, passou por um momento de questionamento pessoal. Tendo trabalhado no comércio, voltou a pensar na vocação religiosa. Foi então que voltou a procurar o Instituto e pediu novamente para ser acompanhado. No dia 29 de junho de 2011, festa de 15 anos de nossa fundação, ingressou no Instituto.
Seu aspirantado, ocorreu no Convento da Santíssima Trindade, em Austin. Já o tempo de postulantado, realizou-se no Convento da Transfiguração do Senhor em Piraí. Após o período do postulantado, consolidando assim sua vocação, levou-o a solicitar e ser acolhido ao Noviciado Canônico.
O Noviciado Ccanônico foi realizado no Convento da Visitação de Maria, na Ilha Grande. Neste momento, sob os cuidados do Frei Luiz Carlos Rodrigues, como Mestre e Pároco, pode firmar sua vocação e aperfeiçoar sua formação religiosa. Devido a exigência missionária, fez seu processo acadêmico filosófico a distância pela instituição da Universidade dos Claretiano em Guaratinguetá, SP. Os estudos da Teologia foram feitos no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis, RJ. Aos 36 anos de idade, após o término dos estudos aguardou com a graça de Deus ser ordenado pela imposição das mãos de nosso Bispo Diocesano Dom Gilson Andrade da Silva.
Veja na íntegra a homilia de Dom Gilson Andrade durante a Missa de Ordenação do Frei Andrade e logo abaixo você confere também as imagens da celebração.
Imagens: Adielson Agrelos – DNI Ascom
Filmagem: Pedro Henrique – Pascom São Pedro e São Paulo (Paracambi)
Colaboração: Frei Daniel, IFE