Jovens tomam as ruas de Miguel Couto na celebração do DNJ 2022

O evento do DNJ (Dia Nacional da Juventude) ocorreu na manhã do domingo, 23 de outubro, na Paróquia São Miguel Arcanjo e São Pedro, no bairro de Miguel Couto, em Nova Iguaçu, organizado pelo Setor Juventude Diocesano. Normalmente realizado no quarto final de semana de outubro, salvo exceções, especialmente em ano eleitoral. Essa data foi inspirada inicialmente pela ONU (Organização das Nações Unidas), quando foi promovido, em 1985, o Ano “Internacional” da Juventude.

Jovens com o kit de alimentação e hidratação distribuído / Foto: Debora Elise (Departamento de Comunicação da Casa do Menor)

Neste ano na Diocese de Nova Iguaçu, o DNJ que é um evento de grande tradição e representatividade retornou com força ao seu formato presencial, levando centenas de jovens das mais variadas expressões juvenis em nossa Igreja para Miguel Couto. A temática a ser refletida foi “E o Verbo se fez carne”, que chama atenção para a presença do Cristo Ressuscitado entre nós, ensinando a viver com Deus, sendo sempre mais solidários e sensíveis aos irmãos.

Animação em cima do trio elétrico / Foto: Debora Elise (Departamento de Comunicação da Casa do Menor)

Na recepção da juventude diocesana na quadra da paróquia São Miguel Arcanjo, foram distribuídos kits para os jovens se alimentarem e hidratarem. O clima ajudou, a manhã foi sem chuva e assim o cronograma de caminhada em direção a Casa do Menor pôde ser feita tranquilamente com o apoio logístico da Pastoral Familiar e do ECC (Encontro de Casais com Cristo), com direito a trio elétrico para animar e agitar a galera. Em cima do trio, padre Thiago Araújo e os jovens Luisinho (PJ) e Lucas (EJC) foram os responsáveis para manter o clima lá em cima, afinal o DNJ é uma festa da fé, juntamente com músicos do grupo Fé e Vida e do EJC.

Momento de reflexão conduzido pelas Pastorais da Juventude / Foto: Arquivo Pessoal

Durante o trajeto da caminhada, houve uma parada na comunidade Nossa Senhora de Fátima, coube as juventudes da Pastoral da Juventude e da Pastoral da Juventude do Meio Popular realizarem um momento de reflexão sobre o tema central do DNJ e a conjuntura do jovem na sociedade. O momento foi conduzido por André Wellington (PJ), que falou com a equipe da Revista Caminhando sobre a importância do protagonismo juvenil: “Esse ano o DNJ vem falar sobre educação e as Pastorais da Juventude compreendem que a educação necessita ser Libertadora. Assim, teremos uma juventude protagonista como diz o documento 85 da CNBB, a juventude é o lugar teológico aonde Deus fala, somos o presente na construção de um futuro. ”

Percussão da Casa do Menor dando o tom / Foto: Debora Elise (Departamento de Comunicação da Casa do Menor)

Como todo bom evento de jovens, já no espaço da Casa do Menor, o DNJ oportunizou expressões artísticas apresentadas, pela anfitriã, a Casa do Menor São Miguel Arcanjo, a percussão deu o tom da alegria, já os jovens dos regionais 5 e 9 fizeram danças representativas e importantes, além de muita música com grupo formado por jovens do regional 4. Antes da Santa Missa, o diácono transitório André Lucas, comandou o momento de espiritualidade, com Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Foto: Debora Elise (Departamento de Comunicação da Casa do Menor)

A Celebração Eucarística foi o encerramento da manhã do DNJ 2022, a missa foi presidida por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, concelebrada por Dom Luciano Bergamin, bispo emérito de Nova Iguaçu, contando com a presença de outros membros do clero diocesano, como padre Fabiano Sodré, assessor diocesano do Setor Juventude, e que teve A banda Eterno Santuário responsável pela animação musical. Padre Fabiano aliás estava muito feliz, demonstrou entusiasmo com o retorno do DNJ:

“Sensacional, gratificante e sem dizer uma alegria intensa e imensa de ver nossos jovens reunidos e unidos de novo”.

Veja abaixo imagens do DNJ 2022:

Fotos: Debora Elise (Departamento de Comunicação da Casa do Menor)