Nota de Pesar pelo Falecimento do Revmo. Sr. Padre Luigi Costanzo Bruno

Com profundo pesar, mas firmes na esperança da Ressurreição em Cristo Jesus, recebemos o comunicado do falecimento do Revmo. Sr. Padre Luigi Costanzo Bruno, ocorrido nesta terça-feira, 08 de novembro de 2022, no Hospital da Santa Cruz de Cúneo, na Itália.

Luigi Costanzo Bruno, nasceu em 03 de abril de 1942 na pequena Mellea, na região do Piemonte na Itália. Ordenado presbítero no ano de 1967, chegou ao Brasil dois anos depois, no ano de 1969, período mais repressivo da Ditadura Civil-Militar. Sua trajetória no Brasil, começou pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, mais precisamente no bairro Vila Aliança, Zona Oeste da capital, onde incentivou as mulheres de sua paróquia a se organizarem como empregadas domésticas, a lutarem pelas Leis hoje vigentes e a formarem o sindicato da categoria. Assumiu a Paróquia São Simão na Diocese de Nova Iguaçu, no bairro do Lote XV, em Belford Roxo, em 19 de setembro de 1982, a convite do então bispo diocesano, Dom Adriano Hypolito.

Nos seus 40 anos de ministério pastoral na Baixada Fluminense, Padre Bruno ficou marcado por sua força e pela luta por justiça social. Ele jogou luz nas mazelas que o nosso povo sofria e ainda hoje sofrem. Por diversas vezes, o missionário foi ameaçado, algo que nunca o fez recuar em sua atuação sacerdotal e social, muito menos o furtou de denunciar a atuação da criminalidade no bairro do Lote XV e suas imediações. Era incansável!

Desde que chegou à Diocese de Nova Iguaçu, além de pároco, o sacerdote italiano atuou em diversos cargos como: Administrador Diocesano no ano de 2002, Vigário Geral, esteve à frente da Cáritas a nível Estadual e Diocesano, representou nossa diocese na Visita Ad Limina no ano 2000, com o até então Papa e hoje santo, São João Paulo II e atualmente atuava na Comissão Diocesana para a Caridade, Justiça e Paz e na Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade.

O sepultamento acontecerá em Centallo, Diocese de Cúneo – Fossano, na Itália, na próxima sexta-feira, 11 de novembro, às 11h de Brasília. Nesta quinta-feira, 10 de novembro, às 19h, celebraremos na igreja matriz da Paróquia São Simão a Missa Diocesana em Sufrágio pelo Falecimento do Padre Bruno e na próxima segunda-feira, 14 de novembro, também na igreja São Simão, às 19h, Dom Luciano Bergamin, CRL, nosso bispo emérito celebrará a Santa Missa de Sétimo Dia. Todas as celebrações serão transmitidas pelas redes sociais da Diocese de Nova Iguaçu, possibilitando que os fiéis possam aliviar um pouco a distância neste momento de luto.

Sentimos muito essa partida. Todos nos sentimos um pouco órfãos. Como vimos e testemunhamos, a vida do Padre Bruno foi doada na alegria por esse povo sofrido da Baixada Fluminense. Como Cristo, ele se fez pobre, igual ao seu povo, e sua vida trouxe esperança nova para os que foram tocados pelo seu ministério. Desejava simplesmente ser presença do Reino de Deus no meio dos pequenos e pobres. E assim o fez até o fim.

Que junto do seu Senhor a quem amou e serviu, goze da alegria reservada aos servos bons e fiéis.

Descanse em paz, Padre Bruno!

Dom Gilson Andrade da Silva
Bispo Diocesano de Nova Iguaçu