Reitor de Seminário Diocesano está em Roma para formação

O reitor do Seminário Diocesano São Paulo VI, padre Luís André de Souza, está entre os 100 sacerdotes da América Latina que participam desde o último dia 07 de novembro do Curso para Reitores e Formadores de Seminários do Dicastério para o Clero, em Roma, na Itália.

Com uma programação que contempla momentos de estudos, partilhas e celebrações, nesta quinta-feira (10), os presbíteros foram recebidos pelo Santo Padre, o Papa Francisco, na Sala Clementina, no Vaticano. Durante a audiência, o Sumo Pontífice ressaltou objetivos da missão dos formadores:

“não é de formar “super-homens” que pretendem saber e controlar tudo e ser autossuficientes; pelo contrário, é formar homens que sigam humildemente o processo escolhido pelo Filho de Deus, que é o caminho da Encarnação”.

Francisco ainda indicou que a qualidade na escuta faz parte do processo de maturação do ser humano e importantíssimo para o sacerdócio: “um dos indicadores de maturidade humana e espiritual é o desenvolvimento e a consolidação da capacidade de escuta e da arte do diálogo, que estão naturalmente ancorados a uma vida de oração, onde o sacerdote dialoga com o Senhor todos os dias, mesmo nos momentos de aridez e confusão”.

Os formadores e reitores da América Latina seguem em Roma até o próximo dia 19, data prevista para o término da formação do Dicastério para o Clero.