Comunidades celebram no IESA a abertura do Ano Vocacional e da Assembleia Diocesana

No próximo domingo (20), as comunidades da Diocese de Nova Iguaçu estarão reunidas para celebrar a Abertura do 3° Ano Vocacional do Brasil e da Assembleia Diocesana 2022/2023. O evento que ocorrerá no IESA, em Nova Iguaçu, será aberto às 15 horas com muita música e animação e a partir das 16 horas haverá a celebração eucarística, presidida por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, além de contar com a presença de todo o clero diocesano.

O Ano Vocacional

O 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país.

Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final de nº 78.

A Assembleia Diocesana

A Assembleia Diocesana ocorre a cada três anos, esta edição acontece excepcionalmente quatro anos após a realização da última Assembleia para que seja feita a adequação às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

As Assembleias Diocesanas sempre se pautaram pela participação do Povo de Deus presente em todas instâncias diocesanas, neste sentido estamos agora no que denominamos o tempo das comunidades e paróquias. Posteriormente, se passará ao tempo dos Regionais, que farão uma síntese das repostas do questionário enviado às comunidades, pastorais e movimentos. Estas sínteses serão enviadas à Coordenação de Pastoral, que irá convocar a equipe diocesana de preparação da assembleia, para assim com base nas respostas dos regionais, elaborar um documento de orientação das ações pastorais, para os próximos três anos na Diocese de Nova Iguaçu.

Santa Missa

A celebração da Missa de Cristo Rei marca o reencontro das comunidades numa celebração diocesana após esse hiato causado pela pandemia. Todas as comunidades, pastorais e movimentos são convidados a estarem presentes com as suas coordenações e membros. Durante a celebração serão entregues às paróquias o banner do Ano Vocacional, além de outros momentos previstos.

MISSA DIOCESANA DE CRISTO REI
Data: 20 de novembro de 2022
Local: IESA (Instituto de Educação Santo Antônio)
Endereço: Rua Doutor Barros Júnior, 1124 – Centro, Nova Iguaçu