Dom Gilson abre celebrações em preparação ao Cententário da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda

Criada pelo Papa Pio XI em 4 de dezembro de 1922, a Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda vive um tempo de graça com a celebração do seu primeiro Centenário. Ao longo dos últimos meses a Igreja do Sul Fluminense realizou uma série de eventos em preparação ao grande dia que chega agora a sua fase mais intensa com a Abertura do Dozenário de missas nas doze cidades que compõem a Diocese. Sendo a primeira delas celebrada em Mendes, na igreja matriz da Paróquia Santa Cruz, por Dom Gilson Andrade. O bispo de Nova Iguaçu tem estreita ligação com a cidade de Mendes, pois lá viveu sua infância e adolescência, iniciou seu processo de discernimento vocacional e é o lugar onde até hoje vive a sua família.

Mas porque celebrar o chamado “Dozenário? Quem explica esse termo é o próprio bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda, Dom Luiz Henrique da Silva Brito – “Dozenário é uma inspiração que aconteceu com base nas histórias de fé de novenas e tríduos. Como são doze cidades que compõem a Diocese, porque não realizar uma missa em cada localidade. Foram convidados Bispos para estarem conosco nestes dias de preparação ao Centenário. Agradecemos a disponibilidade dos Bispos neste momento histórico da Diocese”, disse Dom Luiz Henrique.

Durante a sua homilia na missa de abertura do Dozenário, Dom Gilson destacou a relação afetiva entre as Dioceses.

“Quando a Diocese de Barra do Piraí foi criada, ainda apenas Barra do Piraí, depois também Volta Redonda, abrangia grande parte da região, chegando até Nova Iguaçu. Por isso, de fato somos parentes, somos filhos e a filha hoje vêm pedir a benção a sua mãe.”, disse o bispo.

No dia 4 de dezembro, haverá a grande festa do Centenário, na Ilha São João, em Volta Redonda. Será rezado o terço, após celebração eucarística com a Benção Papal e para encerrar grande show da Irmã Ana Paula, CMES.

DIA 4 DE DEZEMBRO – CONFIRA A PROGRAMAÇÃO (ENTRADA GRATUITA)
– 13h:
Acolhida
– 14h: Santo Terço
– 15h: Santa Missa Solene com Bênção Papal
– 17h: Show com a Irmã Ana Paula, CMES

Durante todo o dia, estará disponível a Praça de Alimentação com Pizza Frita, Doces e muito mais. Neste dia, leve 1 kg de alimento não perecível.

Imagens: Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda