SAV promove encontro vocacional no Seminário Diocesano São Paulo VI

O 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil está sendo celebrado, seu início ocorreu em 20 de novembro de 2022 e se estenderá até 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país e traz como tema “Vocação: Graça e Missão”, que se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final de nº 78.

O SAV (Serviço de Animação Vocacional) planejou um ano intenso de atividades, tendo início no último sábado (10), com o primeiro encontro vocacional após a abertura do 3º Ano Vocacional na festa de Cristo Rei. Realizado no Seminário Diocesano São Paulo VI, contou com a presença da equipe do SAV, dos seminaristas, além de jovens que iniciaram o discernimento o vocacional.

Durante a manhã o encontro teve oração, animação, louvor, palestra sobre o Ano Vocacional e partilha. Ao final, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, presidiu a eucaristia, concelebrada pelo reitor do seminário diocesano, padre Luiz André de Souza, e pelo o vice reitor,  padre Rodrigo Albuquerque, também coordenador do SAV.

Dom Gilson, durante sua homilia frisou que o discernimento não se faz sozinho e isolado, mas acompanhado de pessoas que nos ajudam a ouvir o chamado de Deus:  “Ninguém pode fazer nenhum caminho sozinho “

O Bispo de Nova Iguaçu concluiu salientando ao jovem que a vida dele tem valor e exaltou a inquietude diante do chamado :

“Esteja mesmo inquieto como eu sempre estou, para discernir o que  Deus quer de mim e poder responder sim”.

Confira abaixo fotos do encontro: