Pastoral da Juventude realiza ampliada e homenageia figuras importantes na caminhada

0
490

No último final de semana (09, 10 e 11 de Dezembro de 2022), a Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude junto a delegados dos regionais da Diocese de Nova Iguaçu, se reuniu na Creche Comunitária Dona Johanna, em Rosa dos Ventos, Nova Iguaçu, para a realização da 24ª Ampliada Diocesana da Pastoral da Juventude , com o lema: Baixada: Terra de profetas.

Pais do jovem Uriel que faleceu precocemente. Foto: Pastoral da Juventude

Na manhã de sábado, foi realizado o Oficio Divino da Juventude homenageando alguns jovens pejoteiros falecidos nos últimos anos: Anna Clara , Uriel Fernandes e Arthur Oliveira, esse último foi coordenador diocesano da PJ. O momento de espiritualidade também fez memória de mártires e figuras importantes na defesa da Baixada,  refletindo que é preciso manter vivo o legado de Ir. Filomena, D. Adriano Hypolito, Pe. Costanzo Bruno, Pe. André Decock, Pe. Matteo Vivalda, Pe. Agostinho Preto e Pe. Geraldo Lima.  Ainda na manhã de sábado foi realizada uma avaliação dos eventos realizados pela PJ ao longo de 2022, e também avaliação da Coordenação Diocesana da PJ conduzida pelo assessor leigo Matheus Azevedo (R6).

O sábado ainda reservou a presença do assessor do Setor Juventude e coordenador diocesano da Pastoral da Juventude do Meio Popular, Guilherme. Junto a com coordenação executiva da PJ, foram pensadas parcerias e atividades entre a PJ e a PJMP na Diocese de Nova Iguaçu. As propostas foram votadas pelo grupo presente, havendo aprovação unânime.

Pais de Paulo Arthur sendo amparados pelos padres Luciano e Niraldo. Foto: PJ

No domingo pela manhã, após o Ofício da Manhã, foi feita a montagem do calendário de 2023. No encerramento do encontro, houve celebração eucarística presidida pelo assessor religioso da pastoral, padre Luciano Adversi, concelebrada por padre da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Niraldo.  A missa de encerramento, também fez lembrança ao sétimo dia de falecimento de Paulo Arthur de Oliveira, antigo coordenador diocesano da PJ, com isso contou com a presença de seus familiares, amigos e antigos companheiros de pastoral.