Dom Gilson e Dom Luciano participam do 32° Curso Anual dos Bispos do Brasil

Teve início na última segunda-feira (23), no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, a 32ª edição do Curso Anual dos Bispos do Brasil, com a temática “Novas comunidades e a evangelização hoje”, realizado desde 1990.

Dom Gilson Andrade durante sua fala em Painel

O curso que conta com a participação do bispo de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade da Silva, e do bispo emérito, Dom Luciano Bergamin, em sua abertura na própria segunda-feira à noite obteve destaque para o seu retorno em formato presencial, após um hiato por conta da pandemia da Covid-19. Ressaltando também o indicativo de Dom Joel Portella, Secretário-Geral da CNBB,  que a temática do curso pode ajudar o episcopado nos estudos e nos trabalhos já desenvolvidos pela Conferência Episcopal. A manhã de terça-feira (24) foi aberta com a santa missa presidida por Dom Giambattista Diquattro, Núncio Apóstolico no Brasil. Na sequência, Dom Gilson integrou a mesa de um painel destacando valores e desafios da presença das Novas Comunidades nas Dioceses:

“Foi um painel onde pude retratar aos bispos a experiência do ministério pastoral em nossa diocese, destacando os valores e desafios da presença das Novas Comunidades”, destacou o bispo de Nova Iguaçu.

Contando com a presença do Cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, do Padre Alexandre Awí Melo, secretário do mesmo Dicastério e Superior Geral do Instituto Secular Padres de Schoenstatt e também do Padre Luis Navarro, reitor da Pontificia Università della Santa Croce, em Roma, curso se estenderá até a próxima sexta feira (27).

Veja algumas imagens do Cursos dos Bispos 2023: