Paróquias da Diocese acolhem novas equipes pastorais

Este primeiro final de semana de fevereiro foi marcado por importantes celebrações na Diocese de Nova Iguaçu. Dom Gilson Andrade, Bispo de Nova Iguaçu, presidiu três missas de posse canônica, instituindo novas equipes pastorais em três paróquias.

Dom Gilson ressaltou o que é a missão do sacerdócio e a sensação de dever sendo cumprido pelos padres, vendo a participação de tantas pessoas de outras paróquias nas posses e apresentações:

Vejo rostos de muitos lugares, uma bonita legião de amigos que vamos fazendo durante os anos de ministério. Pois, o nosso ministério é assim, é de tocar as pessoas, tocar através da Palavra, através da nossa caridade, do nosso empenho, do nosso compromisso, do nosso “dar” a vida no dia-a-dia. A nossa celebração nos lembra também que a nossa missão se dá a partir do coração generoso de cada um e cada uma.

As Tomadas de Posse

Paróquia São Francisco de Assis

A primeira das celebrações foi na noite de sábado (04), na Paróquia São Francisco de Assis em Queimados, quando foi empossado o padre Thiago de Araújo, como novo Administrador Paroquial e o padre Milton Fidélis como seu Vigário Paroquial.

Após ser saudado com uma calorosa salva de palmas da assembleia, junto ao padre Milton, o novo Administrador Paroquial, padre Thiago Araújo, fez um belo agradecimento e ressaltou a importância dos seus pais no seu “SIM” a Cristo: “Agradecendo a Deus, externo também o agradecimento aos meus pais, que desde pequeno me incentivaram na fé, na caminhada, na vida de oração, na vida de comunidade. Tenho certeza de que cada respostas que somos chamados a dar em nossa vida, tem alguém nos ensina”.

Imagens: Letícia Goulart – Pascom São Pedro e São Paulo (Paracambi)

Paróquia São Simão

Já no domingo (05), Dom Gilson celebrou pela manhã a missa no Lote XV, quando deu posse ao Padre César Lino, como pároco de São Simão e apresentou os vigários paroquiais, os padres André Lucas e Jorge Luiz.

Durante suas primeiras palavras como pároco em São Simão, padre César Lino, fez questão de ressaltar as suas origens no Regional VI: “O meu muito obrigado aos amigos das paróquias do Regional VI, que me viram crescer desde que éramos Regional II e que nesta manhã vieram rezar por essa minha nova missão”.

Imagens: Pedro Marcos, Glória Barbosa e Padre Wellington Guedes

Paróquia Santa Rita de Cássia

E na noite de domingo, o bispo celebrou em Cruzeiro do Sul, empossando o Padre Célio Barbosa do Nascimento como novo pároco de Santa Rita de Cássia, além da apresentação do diácono Sérgio Alexandre.

Padre Célio em seu primeiro pronunciamento demonstrou estar se sentindo em casa, esbanjando bom humor e sorrisos, brincou com os padres presentes e demonstrou gratidão a Santa Igreja: “Quero manifestar a minha gratidão a Igreja, aqui representada pelo bispo Dom Gilson. Procurarei corresponder como meu lema diaconal, extraído da Carta de São Paulo já diz “Quanto a mim de boa vontade me gastarei e me desgastarei totalmente por vocês”.

Imagens: Pascom Santa Rita de Cássia (Cruzeiro do Sul)

Apresentações

Na manhã de domingo, ocorreu durante celebração eucarística a apresentação do novo Vigário Paroquial da paróquia São Francisco de Assis, em Comendador Soares. O padre Antônio Pedro recebeu as boas vindas dos fiéis e agora trabalhará junto ao pároco padre Ricardo Barbosa.

Imagens: Wallace Guedes

Fechando a noite de posses e apresentações, o padre José Vilanova, novo Vigário Paroquial da Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, foi apresentado durante missa que marcou também a abertura do ano pastoral e a apresentação do brasão da Catedral.

Imagens: Leandro Marques – Pascom Catedral