Pastoral da Juventude realiza formação sobre seu carisma

Neste último final de semana, a Pastoral da Juventude (PJ) da Diocese de Nova Iguaçu realizou na Comunidade Santa Luzia da Paróquia São João Batista, em Queimados, o Curso de Identidade Pejoteira. Reunindo jovens de seis regionais diocesanos, além da participação de convidados da Diocese de Duque de Caxias e da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Ao longo do encontro, foram aprofundados temas importantes e relevantes para a Pastoral da Juventude. Como a própria memória da PJ no Brasil, reflexão sobre o Sacramento da Eucaristia e até sobre Militância, sendo um ótimo período de vivências. Além disso, dentro das dinâmicas, ocorreu uma Oficina de Ofício Divino da Juventude, celebrando a religiosidade e o carisma da pastoral.

O Curso contou com a participação ativa do Assessor Eclesiástico do Setor Juventude, o Padre Thiago de Araújo, para melhor ser compreendido este espaço de diálogo e integração das juventudes diocesanas. Foi uma formação marcada pela profunda partilha de saberes ligados à Formação Integral da Juventude, ao Projeto de Vida e à Campanha Nacional de Combate aos ciclos de violência contra as mulheres.

O encontrou abordou ainda outros temas importantes para a Espiritualidade e a Identidade Pejoteira, como, por exemplo, a Teologia da Libertação, direcionado pelo Padre Renato Chiera, fundador da Casa do Menor São Miguel Arcanjo, e a Celebração dos Mártires contando com o direcionamento de Padre Niraldo Lopes, da Arquidiocese do Rio de Janeiro e da Comissão Nacional de Assessores da PJ.

No encerramento do encontro, já no domingo (12), ocorreu a Missa de Envio, presidida pelo Padre Luciano Adversi, Assessor Eclesiástico Diocesano da Pastoral da Juventude, contando com participação de membros da Comunidade Santa Luzia e havendo distribuição dos anéis de Tucum para os participantes, feito com uma palmeira da Amazônia, símbolo de um compromisso da Igreja com os pobres e com luta pela igualdade, utilizado desde a época do Império.

Colaboração Luís Miguel – CDPJ

Confira abaixo mais imagens do Curso Identidade Pejoteira