Dom Gilson celebra São José no Santuário da Mãe Rainha em Vargem Pequena

No último sábado, 18 de março, o Santuário da Mãe Rainha – Tabor Redenção da Família em Vargem Pequena, zona oeste do Rio de Janeiro, recebeu uma celebração especial em honra a São José, padroeiro da Igreja Universal. A celebração foi presidida por Dom Gilson Andrade, bispo da Diocese de Nova Iguaçu.

A solenidade de São José é uma data muito importante para a Igreja Católica, que celebra o pai adotivo de Jesus como um modelo de pai e esposo, além de ser um exemplo de trabalhador dedicado e humilde. Nesta celebração em particular, a importância da família foi destacada, já que São José é um dos patronos da família. Como o dia 19 de março neste ano caiu num domingo da Quaresma, no Brasil, a solenidade foi adiantada para o Sábado.

“Até Deus foi devoto de São José”

Durante a missa, Dom Gilson Andrade ressaltou sua alegria de celebrar aquela eucaristia e as coincidências que a Divina Providência reservou para aquele dia. Pois no santuário estavam peregrinos das Dioceses de Nova Iguaçu, onde é bispo, e de Petrópolis onde viveu toda a sua caminhada formativa e o seu ministério sacerdotal como padre.

O bispo falou ainda sobre a importância de se valorizar e proteger a instituição da família, que é a base da sociedade. Ele também destacou o papel dos pais na formação dos filhos, ressaltando a importância da presença e do amor dos pais na vida dos filhos. E falando sobre São José, Dom Gilson foi enfático:

“Os outros santos vão entender o que eu falo, mas a devoção a São José é privilegiada sobre qualquer outra devoção a qualquer outro santo. Eu até acho que a gente pode ter devoção ou não ter devoção a nenhum santo, mas a São José não! De São José a gente precisa ser devoto, porque o próprio Deus foi devoto dele. O próprio Deus confiou seus maiores tesouros… – quais eram os maiores tesouros de Deus? – o seu filho amado, o seu filho único e também a joia preciosa que é Nossa Senhora. Confiou aos cuidados deste homem. Por isso, nós também em nossas tantas tribulações, nas nossas dores, nas nossas angustias o que é que nós dizemos? Valei-nos, São José!””

Renovação da Aliança

Uma das práticas mais importantes do santuário é a Renovação da Aliança, que é celebrada todo dia 18 de cada mês, recordando a Aliança de Amor selada pelo Padre José Kentenich em 18 de outubro de 1914 no Santuário de Vallendar. A Renovação da Aliança é um momento especial em que os fiéis renovam sua consagração à Virgem Maria, comprometendo-se a seguir seus ensinamentos e a viver de acordo com os valores cristãos. A cerimônia acontece em todos os santuários de Schoenstatt ao redor do mundo, e reúne milhares de fiéis que buscam uma maior conexão com a Mãe de Deus. Durante a Renovação da Aliança, os fiéis são convidados a refletir sobre o significado da aliança com a Virgem Maria, que é um compromisso de amor, devoção e fidelidade. Eles também são encorajados a renovar seu compromisso de trabalhar pela construção de um mundo mais justo e fraterno.

Um lugar abençoado

Ao final da celebração, Dom Gilson Andrade agradeceu a participação dos fiéis e pediu a bênção de São José para todas as famílias presentes na igreja e em todo o mundo. A missa foi encerrada com a procissão até a réplica do Santuário de Schoenstatt onde deu a bênção aos objetos de devoção e aos fiéis diante da Imagem da Mãe Rainha que foi abençoada por São João Paulo II em sua última viagem ao Brasil.

Veja mais imagens da Solenidade de Sâo José no Santuário da Mãe Rainha: