São José Operário: Protetor dos trabalhadores

É celebrado em 1º de maio o dia de São José Operário para homenagear e agradecer ao pai de Jesus Cristo, que é considerado o padroeiro dos trabalhadores. Lembrado como um homem justo e trabalhador, que dedicou sua vida ao sustento de sua família. Ele era um carpinteiro habilidoso e trabalhava com muito empenho e dedicação para prover o sustento de Maria e Jesus. Por isso, ele é considerado um exemplo de perseverança, dedicação e responsabilidade.

O Dia de São José Operário é uma celebração que foi instituída pelo Papa Pio XII em 1955, como uma forma de homenagear todos os trabalhadores do mundo e destacar a importância do trabalho digno e valorizado. O Papa escolheu o dia 1º de maio para a celebração, porque esta data já era reconhecida internacionalmente como o Dia do Trabalhador.

A data é uma oportunidade para refletir sobre os direitos dos trabalhadores e a importância de se valorizar o trabalho humano. É um momento para se lembrar dos trabalhadores que lutaram por melhores condições de trabalho e dos que ainda lutam por seus direitos.

Além disso, a celebração do Dia de São José Operário é uma oportunidade para se lembrar dos desempregados e das pessoas que vivem em situação de pobreza e exclusão social. São José é um santo que sempre esteve próximo dos mais necessitados e que soube valorizar o trabalho humilde e honesto.

Na Diocese de Nova Iguaçu, duas paróquias têm em São José Operário o seu padroeiro, uma no bairro Califórnia, em Nova Iguaçu, outra no centro da cidade de Mesquita.

Confira abaixo a programação da celebração de São José nessas paróquias:

Paróquia São José Operário (Regional I – Califórnia)

01/05 – Procissão seguida por Missa Solene (8h)

Paróquia São José Operário (Regional X – Mesquita)

29/04 – Missa (19:30h)

30/04 – Missa (19:30h)

01/05 – Santo Terço (7H)
Missa (07:30H)
Missa dos trabalhadores (10h) *Celebrada por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu
Terço da Misericórdia (15h)
Procissão (18h)
Missa Solene campal (19h)