Paróquias celebram Nossa Senhora de Fátima

O Dia de Nossa Senhora de Fátima, comemorado em 13 de maio no Brasil, é um evento importante para os católicos. Essa data marca a primeira aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos Jacinta, Francisco e Lúcia, na cidade de Fátima, Portugal, em 1917. A história de Nossa Senhora de Fátima é uma das mais conhecidas do catolicismo.

Nossa Senhora é Maria, mãe de Jesus, e a palavra Fátima se refere à cidade portuguesa onde ocorreu a aparição. Essa cidade fica a 130 km da capital, Lisboa. Desde a primeira aparição em maio de 1917, Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos no dia 13 de cada mês até outubro do mesmo ano, totalizando seis aparições.

Durante as aparições, as crianças recitavam o rosário e recebiam revelações divinas de Nossa Senhora. Conforme as notícias se espalhavam sobre as visitas da Virgem, mais e mais peregrinos eram atraídos ao local em busca de cura espiritual e milagres.

No dia 13 de outubro de 1917, milhares de pessoas testemunharam o “Milagre do Sol” na Cova da Iria, em Portugal, quando o astro supostamente se moveu no céu. Embora Francisco e Jacinta tenham falecido jovens, Lúcia ingressou na Ordem das Carmelitas Descalças e viveu até os impressionantes 97 anos de idade. Em 13 de maio de 2017, ano do centenário das aparições, o Papa Francisco canonizou Francisco e Jacinta, concedendo a esses dois pastorinhos um lugar especial na história.

Na Diocese de Nova Iguaçu, seis paróquias têm Nossa Senhora de Fátima como padroeira, confira abaixo a programação que cada uma preparou para saudar a Mãe Maria:

Regional I
Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Jorge – Centro de Nova Iguaçu