Clero diocesano em formação permanente para melhor servir ao Povo de Deus

Nos dias 15 e 16 de maio, os presbíteros da Diocese de Nova Iguaçu participaram de um encontro de formação e atualização, no auditório Dom Adriano Hypólito, situado no Centro de Formação de Líderes (Cenfor).

Missal Romano

No primeiro dia de formação, os membros do clero diocesano receberam o padre Leonardo Pinheiro, assessor da Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O sacerdote apresentou a nova tradução do Missal Romano, realizando um tempo bastante esclarecedor e enriquecedor aos presentes.

Padre Leonardo Pinheiro assessorando a temática da nova edição do Missal Romano. (Foto: Tiago Fernandes / DNI Secom)

Padre Leonardo ressaltou a importância dessa atualização para o seguimento da caminhada já a curto prazo: “Estamos dando continuidade ao trabalho de formação e informação sobre a 3° edição do Missal Romano para o Brasil, fazendo apresentações, sobretudo, no meio dos padres e do clero de muitas dioceses do nosso país. Com muita alegria, estive aqui junto a Dom Gilson e ao clero da Diocese de Nova Iguaçu, que reservaram essa data para sua atualização anual, assim conhecerem mais sobre o Missal, sua importância e as particularidades desta edição, que dentro de alguns meses nossas paróquias e comunidades estarão utilizando.”

Direito eclesial

Padre Pedro Paulo abordou as reformas no Direito Eclesial. (Foto: Adielson Agrelos / DNI Ascom)

Já na manhã do dia seguinte, o assessor convidado foi o padre Pedro Paulo Carvalho, reitor da Universidade Católica de Petrópolis, que abordou como temática o Livro VI do Código de Direito Canônico. O livro passou recentemente por uma “reforma” que foi iniciada ainda no pontificado do Papa Bento XVI e foi concluída pelo Papa Francisco. O novo texto, segundo o Vaticano, é um instrumento corretivo mais ágil, a ser usado prontamente para “evitar males mais graves e acalmar as feridas causadas pela fraqueza humana”, como escreveu o Santo Padre.

Padre Pedro Paulo destacou a importância do conhecimento desse instrumento de grande relevância para o Direito Canônico e a vida no presbitério: “A gente percebe a grande importância de conhecer o Livro VI, pois, parte do coração do próprio Papa, a intenção de um coração de pastor pela salvação das almas, buscando sempre pelo bem comum dos fiéis. Na verdade, este livro pensa no bem de todos, desta forma quando bem o conhecemos, deveríamos agir melhor, sendo o desejo do Santo Padre todos estarem bem.”

Destaques da Assembleia da CNBB

Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, fechando a formação apresentou aos presbíteros diocesanos alguns destaques e resoluções da 60ª Assembleia Geral da CNBB, da qual participou na segunda quinzena do mês de abril, em Aparecida (SP). O bispo que, durante a Assembleia foi eleito pelos bispos do Estado do Rio de Janeiro como presidente do Regional Leste 1, abordou principalmente os temas relacionados à saúde dos presbíteros e as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

(Foto: Adielson Agrelos / DNI Ascom)

Ao final, Padre Josinaldo Otaciano Ferreira, coordenador da pastoral presbiteral e pároco em Nossa Senhora da Conceição, Belford Roxo, fez um balanço acerca dessa formação continuada dos presbíteros: “Tivemos dois dias de atualização do clero da Diocese de Nova Iguaçu, momento muito importante para a formação dos presbíteros, sendo um momento para essa atualização constante para nossa formação e espiritualidade. Assim como o retiro presbiteral, esse tempo de formação é muito importante.”

Confira abaixo mais fotos do evento:

Imagens: Adielson Agrelos (DNI Ascom) e Tiago Fernandes (DNI Secom)