Pentecostes: A festa do amor de Deus manifestado

No domingo seguinte à Ascensão do Senhor, esse ano o dia 28 de maio, a Igreja celebrou a Solenidade de Pentecostes, relembrando a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos em Jerusalém. O evento foi descrito como um vento impetuoso que encheu a casa onde estavam, acompanhado por línguas de fogo que pousaram sobre cada um deles. Todos foram preenchidos pelo Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme lhes era concedido pelo Espírito.

Antes de sua Ascensão, Jesus instruiu os discípulos a não se afastarem de Jerusalém, pois receberiam o Batismo no Espírito Santo, que seria diferente do Batismo com água realizado por João no deserto. Os Apóstolos receberam o poder do Espírito Santo para testemunhar Jesus Cristo em Jerusalém, na Judéia, na Samaria e até os confins da terra. Assim, o Espírito Santo veio como um dom de Deus para a Igreja e para o mundo, promovendo a unidade com Deus e a salvação dos povos. Pentecostes é a festa da unidade na diversidade, é a festa da luz diante das trevas do pecado e da morte. É a festa do amor de Deus manifestado em Jesus Cristo, caminho, verdade e vida (Jo 14,6).

Esta solenidade é celebrada em nossas Igrejas com muito intensidade e alegria pelos fiéis. E marcando ainda mais a ocasião, nosso bispo diocesano, Dom Gilson Andrade, celebrou duas celebrações nas paróquias São Francisco de Assis em Comendador Soares e Nossa Senhora da Conceição em Belford Roxo, onde conferiu o Sacramento do Crisma, tornando o dia de Pentecostes ainda mais simbólico em nossa Diocese.

Confira abaixo imagens das celebrações de pentecostes paroquiais na Diocese de Nova Iguaçu: