Ed Cássio e Sérgio Augusto são ordenados diáconos permanentes por Dom Gilson

0
3078

Na manhã deste sábado, 27 de maio, a igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada em Vila Dagmar, Belford Roxo, foi o cenário de uma emocionante celebração presidida por Dom Gilson Andrade. Durante a missa, o bispo ordenou os diáconos permanentes Ed Cássio da Silva Barreto e Sérgio Augusto Cardoso Teixeira, em um momento marcante para a Diocese de Nova Iguaçu.

A cerimônia contou com a presença de Dom Luciano Bergamin, bispo emérito, além de membros do clero e, em especial, os diáconos permanentes da Diocese, que testemunharam esse importante passo na vida ministerial de Ed Cássio e Sérgio Augusto.

Após a procissão de entrada os candidatos ficaram aos lado das suas famílias, ficando ao lado delas até serem chamados pelo Padre Nelson Ricardo, assessor da Comissão Diocesana dos Diáconos, iniciando a liturgia própria da ordenação, momento em que foram interrogados por Dom Gilson que impôs as mãos sobre eles e proferiu a prece de ordenação, conferindo-lhes a ordenação diaconal. Assim, Ed Cássio e Sérgio Augusto passaram a integrar oficialmente o clero diocesano, prontos para exercer seus ministérios.

Durante a homilia, Dom Gilson destacou a importância desse momento, especialmente no contexto das comemorações do 3º Ano Vocacional do Brasil – “Neste Ano Vocacional, nossa Igreja diocesana se alegra e agradece a Deus pela eleição desses filhos para o ministério diaconal. Depois de um longo período de preparação vocês se encontram aqui para um novo sim a Deus, dentro da vocação batismal e familiar que receberam (somos gratos a todos os que se envolveram neste processo) e na nova estrada que se abre, o Senhor que os chamou continuará a lhes fazer novos apelos, através da Igreja, na pessoa do Bispo, a quem os diáconos estão diretamente ligados para o serviço”, disse o bispo.

Dom Gilson continuou exortando sobre a dignidade do ministério diaconal – “O chamado ao ministério na Igreja não é um privilégio, nem uma distinção que se faz à pessoa. É um chamado em vista da missão. A ordem do diaconato não é um alistamento voluntariado, é vocação (dentro da vocação)”, disse.

Ao final da celebração, o bispo convidou as famílias dos novos diáconos permanentes para que junto deles recebessem as paróquias em que passarão a servir – “Gostaria de chamar aqui as esposas e os filhos dos novos diáconos, a Edinete esposa do Ed Cássio e a Jaqueline, esposa do Sérgio, pois o ministério do diácono não é exercido sozinho, mas em família”, disse Dom Gilson. O Diácono Ed Cássio foi acolhido pelo Padre Roan Cléber como seu cooperador na Paróquia São João Batista, localizada na Piam, em Belford Roxo. Já o Diácono Sérgio Augusto foi acolhido pelo anfitrião da ordenação, Padre Josinaldo Otaciano, para ser seu cooperador na paróquia matriz de Belford Roxo.

Veja imagens da Ordenação Diaconal:

Imagens: Adielson Agrelos – DNI Ascom