Dom Gilson exalta a devoção a Santo Antônio em Nova Iguaçu: “Ele é também Santo Antônio da Baixada!”

Nova Iguaçu, 13 de junho de 2023 – A cidade de Nova Iguaçu, localizada na Baixada Fluminense, viveu um dia de intensa devoção e celebração em honra a Santo Antônio, padroeiro tanto da cidade quanto da Diocese local. Comemorando sua 160ª edição neste ano, a festa reuniu milhares de fiéis em diversas atividades religiosas ao longo do dia.

As missas festivas tiveram início às 6h e seguiram em intervalos regulares, às 8h, 12h, 14h e 16h. Dentre os celebrantes, destaca-se a presença de Dom Gilson Andrade, Bispo Diocesano, acompanhado por um grande número de padres da região. A missa diocesana, realizada às 10h, contou com a presença de representantes dos poderes públicos, como o Presidente da Câmara dos Vereadores, Dudu Reina, e o Secretário de Cultura, Marcos Monteiro. Personalidades ilustres também estiveram presentes, como a Sra. Marinete da Silva, mãe da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, e da Ministra Anielle Franco.

Durante sua homilia, Dom Gilson ressaltou a universalidade da devoção a Santo Antônio, o santo Doutor da Igreja: “Essa festa faz parte da nossa gente, da sua cultura, que tem seus fundamentos nos valores cristãos. Santo Antônio é nosso! O Papa Leão XIII lhe deu um título universal: Santo do mundo inteiro! Então, podemos dizer que além de ser Santo Antônio de Lisboa ou Santo Antônio de Pádua, ele é também Santo Antônio de Jacutinga e Santo Antônio da Baixada! Essa é a nossa devoção e o nosso carinho. E a festa se justifica justamente por isso. Porque Santo Antônio é um daqueles santos que conseguiu entrar no coração do povo, no coração dos fiéis.”

A procissão, conduzida pelo Padre Rodrigo Mota, percorreu as ruas da cidade a partir das 17h, seguida pela missa solene. A participação massiva dos fiéis, em um clima de fervor religioso, foi marcante ao longo de todo o evento. A devoção a Santo Antônio é profundamente enraizada na cultura e na história da região, sendo uma tradição que se renova a cada ano.

Padre Rodrigo Mota, emocionado com a devoção demonstrada pelos fiéis, expressou sua gratidão e destacou a importância do santo padroeiro para a comunidade: “É uma alegria imensa ver essa multidão reunida, demonstrando seu amor e fé a Santo Antônio. Nossa devoção ultrapassa gerações e está presente no coração de cada um de nós. Que o exemplo de Santo Antônio nos inspire a viver uma vida de amor e serviço ao próximo.”

Veja imagens da Missa do Padroeiro Diocesano, Santo Antônio:

Assista a Homilia de Dom Gilson na íntegra:

Imagens: Adielson Agrelos – DNI Ascom

Filmagem e transmissão: Portal Notícias de Nova Iguaçu