‘Viva São João!’ Paróquias de Queimados e da Piam celebram o seu padroeiro

Na noite de quinta-feira, 15 de junho, tivemos a abertura do novenário de São João Batista, nas duas paróquias que tem o santo como seu padroeiro, uma no bairro Piam, em Belford Roxo, outra na Vila São João, no município de Queimados.

Os festejos seguem no decorrer desse mês nas duas paróquias, havendo os ritos de fé, mas também os festejos sociais, algo já tão tradicional no mês de junho em celebração a São João Batista.

Piam

Foto: Pascom / Paróquia São João Batista – Piam

Em Belford Roxo, na paróquia administrada pelo padre Roan Souza, os festejos tiveram início ainda na primeira semana do mês de junho. No dia 04, houve grande carreata pela área da paróquia, com a imagem de São João Batista em destaque, sendo um gesto de fé e homenagem.
Em todas as noites do novenário, haverá um espaço com comidas típicas do período junino, para que as famílias confraternizem neste momento tão especial. Além disso, neste sábado, 17 de junho, ocorrerá a Noite Nordestina, com show e música ao vivo.

Vila São João

Foto: Pascom / Paróquia São João Batista – Vila São João

A abertura do novenário, também foi a dos festejos aos padroeiros. Na celebração eucarística que marcou a noite de 15 de junho, o pároco Rodrigo Albuquerque recebeu o padre Wellington Guedes, pároco em Nossa Senhora de Fátima e coordenador do Regional 9, também no município de Queimados, para presidir o rito.
Destaque no lado social para a Quermesse, marcada para os dias 24 e 25 de junho, com a promessa de ser um momento de puro entretenimento para o povo de Deus ali da região.

São João Batista

São João Batista, é uma figura central na história do cristianismo. Nascido aproximadamente no ano 1 d.C., São João Batista é conhecido por seu papel como profeta e pregador. Ele pregava a necessidade de arrependimento e batizava as pessoas nas águas do Rio Jordão, simbolizando a purificação e o início de uma nova vida em Deus.

João Batista ganhou destaque por sua coragem e franqueza, enfrentando até mesmo as autoridades religiosas e políticas de seu tempo. Ele era conhecido por suas palavras fortes e sua vida ascética, vivendo no deserto e subsistindo de uma dieta simples, à base de mel e gafanhotos.

Além de seu papel como pregador, São João Batista teve um encontro significativo com Jesus Cristo, a quem ele reconheceu como o Messias. Ele batizou Jesus e testemunhou a descida do Espírito Santo sobre ele, marcando o início do ministério público de Jesus.

Confira abaixo a programação completa dos festejos nas paróquias:

Foto de Capa: Pascom / Paróquia São João Batista – Piam