CDH em parceira com a Rede Solivida realiza seminário sobre o Projeto ABC dos Direitos Humanos

O Centro dos Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu (CDHNI) nasceu há trinta anos, fundado pelo então bispo de Nova Iguaçu, Dom Adriano Hipólito, em resposta às necessidades e questões sociais da Baixada Fluminense, com a finalidade de apoiar assessorar e orientar, iniciativas que contribuam para a concretização dos Direitos Humanos na sociedade com foco na região em que está inserido.

Em linhas gerais, seu trabalho sempre foi em prol da defesa, promoção, garantia e reparação dos direitos, sejam eles sociais, culturais ou ambientais. Ao longo do tempo, a instituição esteve envolvida em várias frentes, criando e apoiando iniciativas, projetos e programas, norteando a cultura de Direitos Humanos.

Projeto ABC dos Direitos Humanos

Agora, por meio de sua participação na Rede Solivida, executará dentro do território da Diocese Nova Iguaçu o Projeto ABC dos Direitos Humanos, que visa promover segurança alimentar e participação política dentro da realidade da Baixada Fluminense.

Entre as ações que o projeto irá contemplar podemos elencar o Centro de Produção de Mudas, que ficará na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria, Belford Roxo. No local serão oferecidas formações dentro da área agroecológica, com o intuito de impulsionar o cultivo urbano de alimentos sustentáveis, além de fornecer mudas e insumos para os participantes.

Também haverá no espaço da Casa Beija-flor, no bairro de Austin, em Nova Iguaçu, uma Cozinha Escola na qual os participantes receberão conhecimentos culinários a respeito de reaproveitamento de alimentos, além de formação na área de panificação.

Outro ponto a se ressaltar será oportunizar cursos na área de direitos, visando levar maior conhecimento aos assistidos, para um incentivo a participação social, promovendo a ideia de um protagonismo político.

I Seminário Regional

Para fincar a pedra fundamental e marcar o início das atividades do Projeto ABC dos Direitos Humanos, no próximo dia 08 de julho, a partir das 9h, no auditório Dom Adriano Hipólito, situado no Centro de Formação de Líderes (CENFOR), no bairro Moquetá, em Nova Iguaçu, a Rede Solivida juntamente com o CDH realizará o I Seminário Regional do Projeto ABC dos Direitos Humanos.

O seminário apresentará o projeto a toda a Diocese de Nova Iguaçu, revelando a incidência que busca ter na região por meio de suas ações e como pretende ser mais um agente na busca do Bem Viver em nossa sociedade.

As inscrições são limitadas, abertas a todos e todas, sujeitas a capacidade de público e podem ser feitas pelo seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdk-vUYzBMiZgVX3QJOLhltJGhKkebW7TJ4fFgtCy2Bj2GyCQ/viewform?usp=pp_url

Rede Solivida

No ano de 2012, na cidade de Lagoa Santa, na Paraíba, um encontro de proporções significativas reuniu diversas instituições apoiadas pelo Aktionskreis Pater Beda, movido por uma inquietação em relação às limitações financeiras e técnicas enfrentadas por essas entidades. A necessidade de fortalecimento por meio da articulação entre organizações que compartilham preocupações e formas de trabalho semelhantes foi o ponto de partida para a criação da Rede Solivida.

Após esse encontro, a REDE SOLIVIDA tomou forma e, oficialmente, foi fundada em junho de 2013. Desde então, a Rede Solivida tem se destacado como uma força unificadora, capaz de impulsionar o fortalecimento mútuo das instituições envolvidas, buscando soluções conjuntas para superar os desafios enfrentados na atualidade.

Com uma visão voltada para a colaboração e o compartilhamento de recursos, a Rede Solivida se estabeleceu como um ponto de referência para instituições que buscam aprimorar seu impacto social. Através dessa rede, as organizações encontram um espaço propício para trocar experiências, conhecimentos e boas práticas, fortalecendo-se mutuamente em suas missões de promover mudanças positivas na sociedade.