Coordenação de Pastoral finaliza convocação para a Assembleia Diocesana nesta sexta-feira

A Assembleia Diocesana ocorre a cada três anos, mas esta edição está sendo realizada excepcionalmente quatro anos após a última para garantir a conformidade com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Ao longo das Assembleias Diocesanas, sempre foi enfatizada a participação ativa do Povo de Deus em todas as esferas diocesanas. Nesse sentido, temos o tempo que chamamos de período das comunidades e paróquias. Em seguida, passasse para o período dos Regionais, onde é realizada a síntese das respostas do questionário enviado às comunidades, pastorais e movimentos. Essas sínteses são enviadas à Coordenação de Pastoral, que convoca a equipe diocesana responsável pela preparação da assembleia. Com base nas respostas dos Regionais, essa equipe elabora um documento de orientação para as ações pastorais nos próximos três anos na Diocese de Nova Iguaçu, momento que será celebrado em duas etapas.

A próxima etapa ocorrerá no dia 29 de julho, no auditório Dom Adriano Hypólito, nas dependências do Centro de Formação de Líderes, o Cenfor. Participam desta etapa: todos os membros do clero diocesano (bispos, padres e diáconos), um representante de cada congregação religiosa, um leigo de cada paróquia, um coordenador diocesano de cada pastoral, movimento e associação, o procurador da Mitra, o vice-presidente do CDHNI, o presidente da Cáritas Diocesana, um seminarista e a Secretária de Pastoral.

Como a assembleia se dará em duas fases, com a segunda marcada para o dia 16 de setembro, o representante que participar da primeira etapa, precisa ser o mesmo que participará da segunda fase. Cada paróquia, congregação, pastoral, movimento e associação deverá enviar o nome dos seus delegados até a próxima sexta-feira, 21 de julho para a Coordenação Pastoral da diocese pelo email pastoral@diocesedenovaiguacu.org.br ou pelo telefone (21) 2767-0472

Confira abaixo a programação da primeira etapa da Assembleia Diocesana:

Horário Atividade
08h Credenciamento
08h30 Momento Celebrativo
09h Palavra do Bispo
09h10 Apresentação – Realidade da Baixada (Dados IBGE)
10h Apresentação da Nova Estrutura da Diocese
10h30 Intervalo
10h50 Apresentação da Síntese Diocesana
12h Almoço
13h Contribuições para o Novo Plano Pastoral (Trabalho em grupo)