Muticom 2023: abordando desafios da era digital e cultura do encontro

Muticom, o 13º Mutirão Brasileiro de Comunicação, organizado pela CNBB na Arquidiocese da Paraíba, foi encerrado no último domingo, 16 de julho, com sucesso após reunir mais de 500 participantes presencialmente e outros 70 de forma remota. O evento contou com palestras, conferências e seminários que abordaram temas como a cultura do encontro e os desafios da comunicação na era digital.

No evento houve também a participação de profissionais da área de comunicação, incluindo o assessor de comunicação da Diocese de Nova Iguaçu e coordenador da Pascom do Regional Leste 1 – CNBB, Adielson Agrelos, que contribuiu para as discussões sobre os desafios e perspectivas da comunicação no contexto atual. O engajamento de profissionais da comunicação demonstra a importância de promover a integração e aprimoramento dos meios de comunicação dentro da Igreja.

A palestra magna teve a participação virtual de Austen Ivereigh, biógrafo do Papa Francisco, que destacou o perfil reformador do pontífice e os desafios da sinodalidade proposta por ele. Houve também conferências sobre a presença plena na cultura do encontro no ambiente virtual, retratando a realidade dos influenciadores digitais e dos influenciadores da fé.

No sábado, foram realizadas conferências sobre amizade social na era da informação e ecologia integral e cultura do bem viver. Os debates abrangeram diversos temas, como comunicação e mobilização social, cultura do encontro e povos originários, literacia midiática e cidadania, catequese digital, algorética e inteligência artificial. O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, lançado recentemente, também foi discutido durante as oficinas.

O Muticom foi concluído com a Santa Missa do XV Domingo do Tempo Comum, na tarde de sábado, 15 de julho, no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba. Durante a celebração, foi anunciada a cidade-sede do próximo Muticom, que será Manaus, capital do Amazonas, em 2025, atendendo a uma demanda levantada durante o Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação.

A carta-compromisso resultante do 13º Muticom foi lida durante a Missa, enfatizando o compromisso de trilhar um caminho de escuta e busca por um mundo mais unido e reconciliado. A celebração foi presidida por dom Valdir José de Castro e concelebrada por vários bispos, padres e diáconos que participaram do encontro. Dom Valdir ressaltou a importância de semear a Palavra por meio de diferentes meios e destacou que o Muticom é um ponto de partida, não um ponto de chegada, para construir uma sociedade mais humana e fraterna.

Imagens: Secom – Arquidiocese da Paraíba