Celebração e Reflexão na 3ª Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos em Nova Iguaçu

Evento reúne comunidade em torno do tema “Sua Misericórdia se estende de geração em geração”, promovendo espiritualidade e qualidade de vida para idosos.

Na manhã deste sábado nossa Diocese abriu as atividades da 3ª Jornada Mundial dos Avós e da Pessoa Idosa, uma ocasião especial voltada à celebração da sabedoria e experiência dos mais velhos. O evento, realizado na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, reuniu fiéis de todas as idades em uma manhã de espiritualidade e reflexão.

A santa missa, presidida por Dom Gilson Andrade, bispo da Diocese de Nova Iguaçu, marcou o início das atividades do dia. Com base no tema escolhido pelo Papa Francisco para este dia, “Sua Misericórdia se estende de geração em geração” (Lucas 1,50), a celebração enfatizou a importância da valorização e respeito pelos mais velhos, reconhecendo o papel fundamental que desempenham na transmissão de valores e na construção de uma sociedade mais amorosa e compassiva.

Logo após a missa, a programação seguiu com uma palestra proferida pelo Profº. Dr. Leandro Nogueira que teve como “Qualidade de vida e garantia da autonomia física através da Prática de Atividade Física”. Com dicas e informações valiosas, o palestrante incentivou os presentes a adotarem hábitos saudáveis, destacando os benefícios da prática de atividades físicas para manter a autonomia e bem-estar na terceira idade.

Além disso, durante a Jornada, está sendo realizada a Exposição “Talentos do Clube da Longevidade”. O evento proporcionou aos idosos uma oportunidade de mostrar suas habilidades artísticas, artesanais e culturais, exibindo trabalhos que refletem suas vivências e talentos únicos.

A Jornada Mundial dos Avós e da Pessoa Idosa representa um momento de encontro, reflexão e valorização das gerações mais experientes, ao mesmo tempo em que busca sensibilizar a sociedade sobre as questões que envolvem o envelhecimento e os cuidados com os idosos. O evento em nossa Diocese demonstra o comprometimento de nossa Igreja Particular em promover o respeito, o carinho e o reconhecimento àqueles que contribuíram e continuam contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e compassiva.