Na manhã desta quarta-feira, 26 de julho, o Lar de Santana, localizado em Lages, Paracambi, viveu um momento especial de devoção e fé com a celebração da missa dos padroeiros São Joaquim e Sant’Ana. A celebração foi conduzida por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, que em sua homilia fez memória ao dia dos avós e a forma divina do sentido de família:
“Hoje celebramos um dia de família, pois não há nada mais terno que celebrar os avós. Deus que se fez homem, Deus encarnado passou por todas as coisas que nós vivemos. Dessa maneira sendo para nós um exemplo de vida, de tudo aquilo que nos corresponde viver. Gosto sempre de imaginar Jesus chamando Sant’Ana de vó e São Joaquim de vô, uma coisa muito humana. Mas, no Deus encarnado, em Jesus Cristo descobrimos que essas coisas humanas são também muito divinas, que a vida em família está no coração de Deus”.
O Lar de Sant’Ana é uma Casa de Acolhida para idosas, um espaço de cuidado e proteção mantido com dedicação pela Congregação das Filhas de Sant’Ana. A congregação religiosa tem Sant’Ana e São Joaquim como seus patronos, uma escolha significativa para o propósito de acolhimento e amparo que desempenham no lar.
Durante a celebração, um momento de destaque foi a renovação dos primeiros votos das irmãs da congregação Ana Benedeta Venâncio, Ana Brígida de Souza, Ana Francisca Nicolau, Ana Imaculada Alves, Ana Maria Alexandrina, Ana Maria Olgarina, Ana Raquel Ribeiro, Ana Terezinha Targino, Auta Pessoa (Superiora), Maria Euna de Oliveira. Emocionadas, elas reafirmaram seu compromisso de servir a Deus e ao próximo com generosidade e caridade, virtudes essenciais na missão de cuidar das idosas que encontram no Lar de Santana um lar afetuoso e acolhedor.
A celebração dos padroeiros São Joaquim e Sant’Ana no Lar contou também com a presença do padre Vanildo Cesário, pároco em São Sebastião de Lages, e do padre Mário Luiz, capelão do Lar de Santana e deixou uma marcante atmosfera de espiritualidade e solidariedade. Ficou evidente que a dedicação das Filhas de Sant’Ana e o apoio da comunidade têm transformado vidas, proporcionando às idosas um ambiente acolhedor e familiar, onde podem viver com dignidade e afeto em sua idade mais sábia.
Conrado
Dom Gilson também celebrou a festividade dos avós maternos de Jesus a noite na comunidade de Conrado, situada no município de Miguel Pereira. A cerimônia fez parte das festividades em honra a padroeira Sant’Ana, uma tradição entre os moradores locais.
Apesar de Conrado ser um bairro de Miguel Pereira, a comunidade é assistida pelo Padre João Paulo Almeida, pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição de Japeri, a presença de Dom Gilson trouxe um clima de união e fé entre as pessoas presentes para participar da celebração.
Ao final da celebração, os fiéis demonstraram gratidão, reafirmando a relevância do respeito à tradição e do cultivo da fé como pilares essenciais para a construção de uma sociedade mais unida e fraterna.
Veja imagens das duas celebrações: