Servidores do Altar realizam 10° Encontrão na Paróquia São Miguel Arcanjo e São Pedro

0
1276

No sábado, 5 de agosto, a Paróquia São Miguel Arcanjo e São Pedro, em Miguel Couto, Nova Iguaçu, recebeu o 10º Encontro dos Servidores do Altar. O evento reuniu coroinhas, acólitos e cerimoniários, com o propósito de fortalecer a união desses grupos e reafirmar seu compromisso com o serviço religioso. Foi enfatizada a importância desses agentes na esfera eclesiástica e a dedicação deles ao serviço divino.

A atividade teve início às 07h30, com a concentração dos participantes na comunidade Nossa Senhora de Fátima, no bairro Ambaí. O tema central, “Servir ao Senhor com Alegria”, ressaltou a motivação voluntária e espiritual que impulsiona os coroinhas, acólitos e cerimoniários a doarem tempo e habilidades para a missão religiosa. Isso mostra que o serviço religioso transcende o simples dever, tornando-se uma expressão de sentimento, gratidão e devoção ao Divino.

Com o ícone da Visitação de Nossa Senhora que, por iniciativa do Conselho Missionário do Regional Leste 1 – CNBB, está em peregrinação em nossa Diocese, os jovens saíram pelas ruas até a comunidade matriz da paróquia de Miguel Couto onde foram recebidos na presença de Jesus Eucarístico, com a celebração da Adoração ao Santíssimo conduzida pelo Padre André Lucas. Na homilia, Dom Gilson enfatizou o servir com alegria, não apenas no altar, mas também em casa, na escola e no trabalho. Ele abordou como o ato de servir nos transforma à imagem de Cristo. O bispo comparou essa jornada com a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, destacando a nossa própria Jornada da Juventude nas ruas de Miguel Couto. O assessor diocesano, Padre Márcio Horácio, expressou o seu agradecimento aos coroinhas pelo compromisso, assim como aos padres de toda a Diocese pela motivação dada aos nossos servidores do altar. Em seguida, a Comissão Diocesana, coordenadores e formadores regionais foram apresentados, seguido por duas belas apresentações de dança.

 

 

 

 

A Coordenação Diocesana dos Coroinhas expressou profunda satisfação com o evento, declarando: “Foi muito emocionante ver e testemunhar a alegria dos Coroinhas, Acólitos e Cerimoniários neste dia planejado e articulado para louvar, celebrar e marcar a história de cada um. Especialmente dos coordenadores e formadores, que juntamente com as famílias se fizeram presentes e colaboraram para difundir o reino de Deus, real e atuante onde quer que estejam, como verdadeiros missionários, no Altar e na vida. Em família, com amigos, nas escolas e na sociedade. Agradecemos a todos os colaboradores, especialmente àqueles que se colocaram em oração, e ao Regional IV, que acolheu o 10º Encontro.”

Quem também apareceu para animar o dia foi o nosso bispo emérito, Dom Luciano Bergamin que encerrou o encontro com a bênção e os tradicionais e sempre bem lembrados pulinhos.

Coroinhas, Acólitos e Cerimoniários na Igreja

Os papéis desempenhados pelos coroinhas, acólitos e cerimoniários são cruciais para a liturgia e o fluir das celebrações religiosas. Cada um possui responsabilidades específicas que contribuem de maneira única para enriquecer a experiência dos fiéis durante as missas e eventos eclesiásticos.

Coroinhas: Jovens auxiliares dos sacerdotes e diáconos durante a missa, os coroinhas desempenham funções como sustentar os livros litúrgicos, apresentar as oferendas, acender e apagar as velas do altar, entre outras. Seu comprometimento assegura a ordem e solenidade da liturgia.

Acólitos: Ministros leigos que partilham responsabilidades similares às dos coroinhas, os acólitos têm um papel ampliado. Além de suas tarefas litúrgicas, auxiliam os sacerdotes na preparação do altar e na distribuição da Eucaristia. A presença dos acólitos reforça a importância do voluntariado na Igreja, destacando a atenção meticulosa aos detalhes da liturgia.

Cerimoniários: Encarregados da coordenação global das celebrações religiosas, os cerimoniários organizam a progressão da liturgia, orientam outros servidores do altar e garantem a fluidez e reverência das ações. Sua função é fundamental para que tudo transcorra de maneira impecável e de acordo com a liturgia, ressaltando a importância do ritual religioso.

Confira mais imagens do Encontrão abaixo:

Fotos: Débora Elise – Pascom e Victor Hugo – Pascom Regional 8