Em final de semana festivo, Diocese recebe a visita do Cardeal Paulo Cezar Costa

Criado Cardeal há um ano pelo Papa Francisco, antigo reitor do Seminário São Paulo VI visita à Diocese para celebrar a santa missa na Festa do Seminário e faz visita ao Mosteiro das Clarissas no dia em que a Igreja no Brasil celebra às vocações à Vida Consagrada.

No último final de semana, dias 19 e 20 de agosto, o Seminário Diocesano São Paulo VI, conhecido como “O coração da Diocese”, esteve mais pulsante do que nunca, durante a sua tradicional Festa, que em 2023 chegou à trigésima sétima edição.

O coração da diocese é jovem e pulsa firme!

A equipe vermelha, formada pelos Regionais 1 e 3, foi a grande vencedora da Gincana da Juventude 2023. (Imagem: Seminarista Cláudio Alves)

No sábado, a Gincana da Juventude trouxe alegria e uma saudável competição ao ambiente festivo. A equipe vermelha foi a vencedora, unindo os jovens dos Regionais 1 e 3. Padre Thiago Araújo, foi o responsável por conduzir e animar a gincana, fazendo a juventude diocesana suar a camisa em busca da vitória na atividade que promoveu unidade e integração entre os jovens representantes de sete municípios.

A abertura da gincana foi marcada por um momento espiritualidade, com Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida Pelo padre André Lucas da Paróquia São Simão. Outro momento a se destacar, foi a presença do Cardeal Paulo Cezar Costa, arcebispo da Arquidiocese de Brasília, que em sua trajetória tem a marca de ter sido reitor do seminário da Diocese de Nova Iguaçu.

O propósito da confraternização em forma de competição ultrapassou o âmbito festivo, pois a gincana teve um impacto solidário, com a arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal. Os recursos angariados apoiarão ao seminário, as ações da Cáritas Diocesana e diversas obras sociais espalhadas pela Diocese.

O reencontro com um querido amigo

No domingo pela manhã, a realização da missa, foi um momento especial, com o Dom Paulo Cezar presente e presidindo a celebração eucarística, em sua primeira visita ao seminário do qual foi reitor e a Diocese de Nova Iguaçu após ter sido criado cardeal pelo Papa Francisco.

(Imagem: Seminarista Cláudio Alves)

Nem mesmo a fortes chuvas que atingiram a Baixada Fluminense no domingo, foram capazes de afastar o povo de Deus. A participação popular foi muito forte abrilhantando a 37ª Festa do Seminário, por isso o Cardeal Costa deixou uma mensagem de agradecimento e expressou sua alegria por voltar a Nova Iguaçu:

“Fui reitor dessa casa durante quatro anos, aqui me doei com muita alegria e muito aprendi. Digo que Nova Iguaçu foi para mim uma grande escola. É uma alegria muito grande estar nessa casa de formação do discípulo e do discípulo missionário. Desejo que o Seminário Paulo VI possa continuar formando presbíteros segundo o coração de Cristo, homens que possa verdadeiramente desgastar e fazer a diferença na vida de nossas paróquias e nossas comunidades. De coração eu agradeço a Dom Gilson por estar aqui, por voltar ao seminário, de coração agradeço aos padres e a toda a diocese por essa acolhida bonita e pela de poder retornar a essa casa que foi muito na minha vida e na minha história. ”

Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, falou sobre o apoio do povo de Deus ao seminário e agradeceu a Dom Paulo pela presença:

“Momento importante da nossa comunhão diocesana é a festa do seminário, este ano celebramos a sua 37ª edição, com a participação de todo o povo da diocese, rezando e trabalhando pelas vocações. E a nossa festa esse ano foi abrilhantada pela presença do Cardeal Dom Paulo Cezar, ele que foi reitor do seminário, veio nos visitar, deixar também a sua palavra e nos alegrar com sua presença.”

O Seminarista Marcos Adriano, coordenador da festa deste ano, com o vice-reitor do Seminário, o Padre Rodrigo Albuquerque. (Imagem: Seminarista Cláudio Alves)

Durante a tarde houve festa social, com almoço e um show de prêmios. O coordenador da 37ª Festa do Seminário, o seminarista Marcos Adriano, deixou o agradecimento aos colabores e deu ainda alguns recados:

“A festividade em geral contou com a colaboração valiosa de benfeitores e paróquias, os quais merecem sinceros agradecimentos. A Festa do Seminário tem como objetivo arrecadar fundos essenciais para a formação dos futuros padres. Ainda nesse escopo, as camisas do seminário seguem sendo vendidas na própria casa formativa ou por telefone no número (21) 2667-8746. Em um futuro próximo, está prevista uma reunião para apresentação das contas referentes ao evento”, disse o coordenador.

Do coração ao jardim da Diocese

Após participar da Festa do Seminário, Dom Gilson e o Cardeal Paulo Cezar Costa seguiram para o bairro Botafogo para uma visita ao Mosteiro das Clarissas onde foram acolhidos com grande alegria pelas irmãs. Dom Paulo deixou sua mensagem de carinho e admiração pelas religiosas no livro do convento, pedindo para que nunca deixem de rezar por ele nesta missão que o Papa Francisco o confiou. Antes de partir ainda deu tempo de dar um abraço nas irmãs da Fraternidade Arca de Maria e na aniversariante do dia, Madre Clara.

As irmãs clarissas receberam com alegria o Cardeal Paulo Cezar Costa. (Imagem: Adielson Agrelos - DNI Ascom)
As irmãs clarissas receberam com alegria o Cardeal Paulo Cezar Costa. (Imagem: Adielson Agrelos – DNI Ascom)

Veja imagens do sábado, 19 de agosto:

Veja imagens do domingo, 20 de agosto:

Imagens: Seminarista Cláudio Alves