“É preciso ir em direção a Cristo”: presbíteros da diocese participam de retiro anual

Entre os dias 21 e 24 de agosto, a cidade de Passa Quatro no sul de Minas Gerais foi a casa dos Padres da Diocese de Nova Iguaçu. A estância hidromineral, situada no território da Diocese de Campanha – MG, tem São Sebastião como padroeiro foi novamente o lugar escolhido para a realização do Retiro dos Padres, assim como já havia ocorrido em 2022.

Os exercícios espirituais tiveram como pregador Dom Cícero Alves de França, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, que ao longo dos dias desenvolveu a direção com a temática “Padre, discípulo de Jesus”.

“Se padre é fácil, difícil é ser discípulo!”, afirmou Dom Cícero logo no início do retiro. Fazendo um convite a refazer o encontro com o Senhor, doando a ele todo o tempo: doar tempo ao amor.

Além de estar previsto no Código de Direito Canônico, no cânon 276 § 2. 4º, como uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e que serve para reforçar a unidade do clero com seu bispo, o Retiro do Clero, como consta no n. 103 do Diretório para o Ministério e a Vida dos Presbíteros da Congregação para o Clero, demonstra a longa experiência espiritual da Igreja, os Retiros e os Exercícios Espirituais são um instrumento idôneo e eficaz para uma adequada formação permanente do clero.

Diante da importância do retiro para os padres, o pregador foi firme, dizendo que ali é um momento de coragem: “O Retiro não é para covardes, pois é tempo de se deixar educar, sendo um processo doloroso. Tempo de consolação e desolação, como nos diz Santo Inácio”. Destacando também que o momento foi um caminho de deserto, para que o padre, discípulo de Cristo, se centre para ouvir melhor o seu mestre e assim manter a vida nos trilhos.

Dom Cícero ainda falou sobre o ser cristão, algo que não diz respeito apenas aos padres ali presentes, mas a todos que compõe a Santa Igreja:

“O cristianismo não é uma religião de comportamento, mas sim de atitude. Não basta saber quem é Jesus, é preciso ir em direção a ele”.

Os sacerdotes durante toda a semana, tiveram a companhia de Dom Gilson Andrade e Dom Luciano Bergamin, CRL, respectivamente, bispo diocesano e emérito de Nova Iguaçu, que participaram de momentos de reflexão, oração, além de participarem da celebração da Santa Missa, Adoração ao Santíssimo e Celebração Penitencial.

Veja mais imagens do Retiro do Presbitério Diocesano:

Imagens e colaboração: Padres Ricardo Nunes, Thiago Toledo e Wellington Guedes.