Neste domingo, 27 de agosto, a marcante celebração do Dia do Catequista tomou conta das ruas do bairro Lote XV, em Belford Roxo, unindo milhares de catequistas dos sete municípios que compõe a Diocese de Nova Iguaçu.
Desde o início, uma multidão de catequistas já se concentrava no Centro Cultural Dom Helder Câmara, da paróquia de São Simão, onde participaram com entusiasmo de um louvor animado, embalados pelos acordes do Ministério de Música da paróquia anfitriã do encontro. Padre Cesar Lino, pároco de São Simão, com uma energia contagiante, deu o tom, inspirando todos a saírem pelas ruas do bairro, mesmo com a persistente e forte chuva, entoando cânticos de alegria e proclamando com orgulho sua devoção como catequistas.
O grito “Eu sou catequista com muito orgulho e muito amor”, ecoou pelas ruas. As janelas das casas se tornaram camarotes improvisados para aqueles que desejavam saudar a caminhada corajosa e devota. A chuva, que muitos poderiam considerar um obstáculo, apenas adicionou um toque especial de bênçãos ao evento.
Demonstrando sua dedicação, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, escolheu caminhar a pé junto com os catequistas, reafirmando seu papel como o primeiro anunciador da Palavra em nossa Igreja Diocesana. A missa solene aconteceu na Matriz de São Simão, e durante a cerimônia, Dom Gilson enfatizou a importância da formação contínua dos agentes da catequese. Além disso, ele destacou a relevância da revista “Caminhando”, cujo tema central desse mês foi a Catequese (clique aqui para ler a revista de agosto de 2023).
O bispo enfatizou ainda o dia de júbilo, de alegria e confraternização dos catequistas, que tem uma missão tão importante dentro da Igreja:
“A celebração do Dia do Catequista é uma oportunidade de agradecer esse trabalho abnegado, dedicado e ao mesmo tempo fundamental, tão importante para a iniciação cristã, para toda a vida do cristão. Nós temos a oportunidade de também celebrar juntos os quarenta anos da Catequese Renovada, que foi um marco na história da Igreja no Brasil. Assim, dessa maneira, os catequistas juntos podem se alegrar por sua missão que compartilham com tantas pessoas nas comunidade e paróquias, contribuindo para o crescimento dos irmãos e das irmãs na fé. ”
Assessor eclesiástico da Comissão para Animação Bíblico – Catequética na diocese, padre João Victor, pároco em São Miguel Arcanjo (Regional 4), falou que nem a chuva atrapalhou e que deu ainda mais força para celebrar a vida daqueles que assumiram a missão de semear a boa nova nos corações do povo de Deus:
“Para nós é muito importante reunir nossos catequistas, pois reconhecemos a importância do trabalho e da missão de cada catequista, de semear os corações de nossos jovens, crianças e adultos. Como é bom ver a nossa Igreja diocesana reunida, alegre, feliz e louvando ao nosso Deus. A chuva não nos atrapalhou, nos deu mais força e alegria de anunciar o evangelho”
Padre João Victor aproveitou ainda para agradecer os membros da comissão diocesana e ao seu antecessor, o Padre Paulo Pires que ficou 17 anos a frente dos trabalhos da Catequese na Diocese.
O Dia do Catequista foi uma bonita demonstração de devoção, unidade e coragem diante das adversidades. A chuva que caiu incansavelmente, mas não desanimou os catequistas em propagar a fé e o amor. Enquanto os participantes voltavam para suas casas, podiam levar consigo não apenas as lembranças dessa celebração e o lanchinho, carinhosamente preparado pela paróquia São Simão e pelo Regional 6, mas também a certeza de que sua missão continuaria a inspirar e tocar corações, independentemente das circunstâncias.
Imagens: Adielson Agrelos – DNI Ascom