No próximo final de semana, mais precisamente no sábado, dia 09 de setembro, acontecerá a Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida (SP). As caravanas, com a confirmação de 227 ônibus, cerca de dez mil pessoas, partem das comunidades e paróquias em direção à Casa da Mãe Aparecida, na noite de sexta-feira, 08 de setembro.
Após um período sem ocorrer por conta da pandemia da Covid-19, a Diocese de Nova Iguaçu voltou a organizar sua tradicional romaria a Aparecida no ano de 2022. Foram mais de 200 ônibus saindo dos sete municípios do território diocesano, as caravanas partiram, na noite de sexta-feira, 09 de setembro.
Durante sua homilia em Santa Missa celebrada no Santuário da Mãe Aparecida no ano de 2022, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, destacou a oportunidade da diocese se fazer presente e a comunhão entre os irmãos da nossa Igreja em particular:
“Vimos a casa da Senhora Aparecida depois de um longo jejum de romarias, é nossa Diocese uma oportunidade muito bonita de manifestar a nossa comunhão, que tem seu fundamento no Cristo Eucarístico”.
Confira a programação da Romaria Diocesana abaixo:
PROGRAMAÇÃO | |
6h | SANTA MISSA (Liturgia do dia) Diáconos: Carlos André (Evangelho) / Ed Cássio e Sérgio (Assistentes) Primeira leitura: Luciana Santos Preces: Seminarista Richard Borges |
7h | PROCISSÃO |
7h30 | TERÇO MARIANO (Na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider no Pátio das Palmeiras) |
Coordenação e animação (Pe. Ivo Gomes e Seminarista Richard Gomes) | |
1º Mistério: Terço dos Homens (Coordenador Diocesano – Paulo) | |
2º Mistério: Juventude (JMJ – Padre Fabiano Sodré) | |
3º Mistério: Apostolado de Oração (Coordenadora Diocesana – Fátima Lima) | |
4º Mistério: Mães que oram pelos filhos (Padre Ricardo Barbosa) | |
5º Mistério: SAV (Padre Rodrigo Albuquerque) |
Dia de festa na Casa da Mãe Aparecida
No mesmo dia 09 de setembro, duas importantes pastorais da Igreja no Brasil realizarão romarias festivas ao Santuário de Aparecida. A Pastoral da Juventude, carinhosamente conhecida como PJ, celebrará seus 50 anos, e a Pastoral da Criança celebrará seus 40 anos de trabalho.
As três romarias mexem bastante com o povo da diocese de Nova Iguaçu, a primeira por ser um momento da Diocese de Nova Iguaçu como um todo e das romarias das pastorais despertam grande interesse, dada a força e o trabalho pastoral realizado aqui.
Pastoral da Juventude
A Romaria, que acontecerá no dia 9 de setembro (sábado) em Aparecida-SP, traz como tema “Negra Mariama nos chama à Romaria: 50 anos de profecia e missão construindo a civilização do amor” e a iluminação bíblica “Alegrai-vos sempre no Senhor! Novamente direi: alegrai-vos!” (Fl 4,4).
A Pastoral da Juventude no Brasil tem suas origens nos anos 60 e 70, influenciada pela Ação Católica Especializada e correntes como a Teologia da Libertação e a Pedagogia do Oprimido. Nas décadas de 70 e 80, a Igreja enfatizou a opção pelos jovens e pelos menos favorecidos, impulsionando a organização da evangelização em grupos pequenos e a realização de encontros nacionais para troca de experiências.
A PJ abraçou uma ampla gama de grupos jovens, incluindo rural, estudantil, universitário e popular, ajustando sua abordagem conforme as necessidades. Valorizando a dimensão espiritual, a PJ promove formação contínua usando a Bíblia, liturgia e sacramentos. Através de atividades como formação bíblico-litúrgica, missas, romarias e retiros, a pastoral fortalece a vivência espiritual dos jovens.
O uso do Ofício Divino da Juventude e das Comunidades enriquece sua identidade pastoral em atividades variadas. A trajetória da PJ destaca seu compromisso com a evolução e engajamento dos jovens, promovendo não apenas a espiritualidade, mas também a conscientização social.
Confira abaixo a programação da Romaria da PJ:
Pastoral da Criança
A Pastoral da Criança, reconhecida pelo compromisso em promover o bem-estar e o desenvolvimento infantil, completa quatro décadas de ação em 2023. Para celebrar essa trajetória marcante, está sendo preparada a Romaria a Aparecida. O ponto alto das comemorações ocorrerá com a realização da Santa Missa às 12 horas, na Basílica do Santuário.
Fundada em 1983 na cidade de Florestópolis, Paraná, por dois visionários dedicados, a médica sanitarista e pediatra Dra. Zilda Arns Neumann e o então Arcebispo de Londrina, Dom Geraldo Majella Agnelo, que veio a falecer esta semana, a Pastoral da Criança é uma entidade que hoje alcança não apenas os rincões brasileiros, mas também estende suas ações a outros 10 países ao redor do mundo, abrangendo a África, Ásia, América Latina e Caribe.
Reconhecida como um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), conforme o decreto 05/2006 da CNBB, a Pastoral da Criança ocupa atualmente um lugar de destaque na Comissão Episcopal Ação Sociotransformadora.
O cerne da missão da Pastoral da Criança é claramente definido: promover o desenvolvimento das crianças desde o ventre materno até os seis anos, seguindo a orientação da opção preferencial pelos pobres, um princípio evangélico. Isso é feito por meio de orientações fundamentais em áreas essenciais, como saúde, nutrição, educação e cidadania. Esses pilares se enraízam na mística cristã que une fé e vida, buscando contribuir não apenas para o progresso das crianças, mas também para a transformação de suas famílias e comunidades.
A celebração dos 40 anos da Pastoral da Criança é um testemunho do comprometimento duradouro com o futuro das crianças e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.