Romaria Diocesana a Aparecida: um passo decisivo na caminhada de fé

Os mais de 10 mil romeiros que partiram das sete cidades da Diocese de Nova Iguaçu já lotavam as galerias do Santuário Nacional de Aparecida antes mesmo do nascer do sol, à espera do início da santa missa da Romaria Diocesana.

Conduzidos por Dom Gilson Andrade, bispo diocesano, que estava na companhia de Dom Luciano Bergamin, nosso bispo emérito, e dos membros do clero da Diocese, a multidão ali presente foi acolhida pela Mãe Aparecida a quem subiam as preces com pedidos de intercessão e os cantos de fé e devoção. “Viva a Mãe de Deus e nossa,” entoavam os fiéis!

Solidariedade aos irmãos gaúchos

Após saudar os presentes, especialmente o Padre Eduardo Catalfo, reitor do Santuário Nacional de Aparecida, que tão bem e generosamente acolheu a Diocese em Aparecida, Dom Gilson iniciou sua homilia enviando uma mensagem de solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul que sofre os impactos causados pela passagem do ciclone nos últimos dias, deixando um rastro de destruição e morte.

O olhar divino de Mãe

“Como é bom estarmos juntos aqui como famílias dos filhos e filhas de Deus, confiantes na intercessão de Nossa Senhora Aparecida. O santuário não é apenas um espaço físico, mas é sobretudo um espaço espiritual que Deus nos concede para olhar a vida através do olhar que nós dirigimos à Senhora Aparecida, a mãe de Jesus. E também com o próprio olhar de Nossa Senhora. Porque Maria tem um olhar de Deus sobre a história e sobre os acontecimentos de todos os tempos. E o olhar de Maria é um olhar de esperança. E ela nos trouxe até aqui para nos dar o seu olhar!”, disse Dom Gilson.

Aparecida: um passo decisivo!

O bispo seguiu sua exortação recordando a caminhada que estamos vivendo na Diocese de Nova Iguaçu com a Assembleia Diocesana que se concluirá no próximo final de semana. Para Dom Gilson, a Romaria Diocesana a Aparecida representa um passo decisivo neste processo sinodal.

“Como qualquer romeiro, nós que viemos da Diocese de Nova Iguaçu, percorremos uma estrada até aqui. Não apenas a Via Dutra nos trouxe, mas também uma vontade de peregrinar juntos: bispos, presbíteros, diáconos, religiosos, seminaristas, leigos e leigas… Além do fato de sabermos que, juntos, nossa oração tem mais força e é mais eficaz. Queremos também fazer de Aparecida um passo decisivo em nossa missão na Baixada Fluminense, neste que, para nós, é um ano de especial importância. Nós estamos vivendo a experiência de um caminho sinodal na celebração da nossa Assembleia Diocesana que vai se concluir no próximo sábado. E, providencialmente, a nossa Romaria nos coloca às vésperas das conclusões e das propostas para o nosso Plano Pastoral para o próximo triênio”, conclui.

Assista a homilia de Dom Gilson Andrade na íntegra no vídeo abaixo:

Intercede por nós, ó Mãe!

Após a celebração eucarística, os romeiros e romeiras da Diocese se concentraram no Campanário do Santuário Nacional e juntos caminharam levando o andor de Nossa Senhora até a Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, no Pátio das Palmeiras, para rezar a oração do Terço Mariano. Nas intenções o Terço dos Homens, os jovens, o Apostolado da Oração, as Mães que Oram pelos Filhos e o Serviço de Animação Vocacional. Encerrando a jornada de oração, Dom Gilson consagrou e abençoou o povo ali reunido com a imagem da Mãe Aparecida.

Um dia especial em Aparecida

Além da Romaria Diocesana, outros importantes eventos e romarias também aconteceram na Casa da Mãe e contaram com a presença de membros e representantes da Diocese de Nova Iguaçu. Ao longo do dia, os jovens da Pastoral da Juventude se reuniram no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida para festejar os 50 anos da PJ. Antes de seguir viagem em direção à cidade de Vassouras, onde participou do 10º Congresso Estadual da Pastoral Familiar, Dom Gilson esteve presente no evento com os jovens da PJ Diocesana e também para cumprimentar Dom Vilson Basso, presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB. A missa dos 50 anos da PJ foi celebrada às 18h30 no altar central do Santuário Nacional, e nossa diocese foi representada pelos jovens e também pelo Padre Thiago de Araújo, assessor do Setor Juventude Diocesano. Outra importante pastoral que estava festejando o aniversário de sua fundação foi a Pastoral da Criança. Fundada há 40 anos pela Dra. Zilda Arns, a pastoral celebrou a santa missa às 12h também no altar central do santuário. A Diocese esteve representada por Dom Luciano Bergamin, bispo emérito e pelo Coordenador de Pastoral, o Padre Ricardo Barbosa, Coordenador de Pastoral da Diocese, nesta celebração que teve a participação de diversos agentes da pastoral em nossas paróquias.

Veja as imagens da Romaria Diocesana no Flickr:

Romaria Diocesana 2023

Imagens: Adielson Agrelos / DNI Ascom