Diocese celebra sua co-padroeira Nossa Senhora da Piedade

No calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia 15 de setembro é marcado como uma data especial em honra a Nossa Senhora da Piedade. O início dessa devoção na Baixada Fluminense remonta à construção da capela dedicada à Nossa Senhora da Piedade, às margens do rio Iguaçu, em 1699, pelo alferes José Dias de Araújo. Foi esse pequeno santuário que deu origem à cidade de Nova Iguaçu. Em 1960, com a criação da Diocese de Nova Iguaçu, ela foi elevada ao status de co-padroeira da Diocese, dividindo a honra com Santo Antônio, o Padroeiro.

Neste contexto, a celebração litúrgica de Nossa Senhora da Piedade assume uma importância significativa na Diocese de Nova Iguaçu. No dia 15 de setembro, a comunidade católica reúne-se para honrar Maria, a Mãe de Jesus, que esteve ao lado de seu Filho até o momento derradeiro de sua vida terrena. Esta celebração não representa a adoração de um Deus “morto” ou do madeiro da cruz, mas sim a adoração de um Deus vitorioso que triunfou sobre a morte e agora intercede por todos nós do céu.

Para marcar essa data especial, no dia 12 de setembro, terça-feira, será aberta festa e os ritos litúrgicos na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, como parte das homenagens à Mãe Maria, co-padroeira da Diocese de Nova Iguaçu. É um momento de fé e devoção que destaca a importância histórica e espiritual de Nossa Senhora da Piedade na região.

Confira abaixo a programação dos festejos da Co-padroeira da Diocese de Nova Iguaçu: