CNBB promove seminário na comemoração dos 60 anos da Campanha da Fraternidade

0
585

O Setor Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu o Seminário Nacional das Campanhas, que ocorreu de 14 a 17 de setembro, na Casa Dom Luciano Mendes, em Brasília (DF).

O evento reuniu aproximadamente 60 lideranças encarregadas de dinamizar a Campanha da Fraternidade nos 19 regionais da CNBB, incluindo jornalistas, comunicadores e membros da coordenação nacional, bem como representantes da Pastoral da Comunicação no Brasil, das emissoras de televisão e da direção da Signis Brasil.

Representando o Regional Leste 1, presidido por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, estiveram presentes o Padre Adriano Cézar da Conceição Pinheiro da Arquidiocese de Niterói; Tobias Tomines Faria, assessor das Pastorais Sociais do Leste 1 e da Comissão para o serviço da Caridade, Justiça e Paz da Diocese de Nova Iguaçu, além de Adielson Agrelos, assessor de comunicação do Leste 1 e da Diocese de Nova Iguaçu.

Padre Jean Poul, assessor das Campanhas da CNBB, enfatizou que, após vários anos realizando o Seminário Nacional virtualmente, a expectativa pós o encontro presencial é muito positiva. Espera-se uma melhoria significativa na comunicação das Campanhas da CNBB.

Durante os quatro dias do evento, foram oferecidas reflexões por especialistas sobre diversos temas, incluindo o conceito de Campanha, o papel das Campanhas na Igreja do Brasil, os Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade, os 60 anos da Campanha da Fraternidade e a Campanha da Fraternidade de 2024. Além disso, ocorreram plenárias e discussões.

Os 60 anos da Campanha da Fraternidade foram celebrados na abertura do Seminário, com o tema “Campanha da Fraternidade, 60 anos a serviço da vida plena para todos”. Durante a celebração, foram relembrados todos os temas e lemas das campanhas desde a primeira Campanha Fraternidade realizada em 1960, em Nísia Floresta (RN), ação que deu origem à campanha assumida nacionalmente pelo episcopado brasileiro e pela Igreja no Brasil.

Reflexão sobre estratégias de campanhas

Durante o Seminário, a história das Campanhas foi abordada com mais profundidade, incluindo uma reflexão sobre as estratégias de campanhas. Foi explorado o tema “O que é uma campanha?”, com foco na perspectiva de campanhas que buscam promover mudanças comportamentais, de percepção, políticas e de infraestrutura a partir da identificação de problemas concretos.

Outros aspectos abordados incluíram a importância de definir precisamente a “declaração de impacto” de uma campanha, sua marca, estratégias, audiência, objetivos, mensagens e narrativas. A narrativa é que uma campanha precisa deixar marcas e memórias, ser capaz de encantar, mobilizar afetos e sentimentos para provocar mudanças nas pessoas e na realidade.

Transparência com os recursos

Durante o Seminário, o ecônomo e membro do Conselho Gestor da CNBB, Monsenhor Nereudo Freire Henrique, apresentou uma prestação de contas das Campanhas realizadas pela CNBB, com foco nas Campanhas da Fraternidade e na Campanha para a Evangelização do último ano. Foi destacado que 89% das dioceses repassaram os recursos ao Fundo Nacional de Solidariedade relativos à Campanha da Fraternidade de 2023, com o envio dos recursos de 42 dioceses pendente. Em 2022, o FNS apoiou 186 projetos que totalizaram 4,998 milhões de reais. Os participantes enfatizaram a importância de avançar ainda mais no compromisso e na transparência, fatores que aumentarão a credibilidade das Campanhas e das coletas.

O Hino

No encerramento do Seminário Nacional das Campanhas, realizado em 17 de setembro, foi lançada a música do hino da Campanha da Fraternidade (CF) 2024, com o tema “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Cf. Mt. 23, 8). A celebração foi presidida pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, na Basílica Menor São Francisco de Assis, em Brasília (DF).

A letra do hino já havia sido divulgada no site da Conferência em julho de 2023. O autor é o Douglas Diego Palmeira Rocha, cristão leigo da Arquidiocese de Campinas (SP).

A inspiração para a letra, foi fruto da oração feita com os textos bíblicos que são próprios para o tempo quaresmal, mas também de todas as contribuições e iluminações do Papa Francisco para a Igreja através de sua Encíclica Fratelli Tutti. A Campanha da Fraternidade abre a oportunidade de refletir sobre a comunhão, o diálogo, a amizade social.

LETRA DO HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024
Tema: Fraternidade e Amizade Social
Lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8)

Letra: Douglas Diego Palmeira Rocha

  1. Conduzidos a este deserto, (cf Mc 1, 13)
    Deus nos chama à libertação (cf Ex 3,8; 20,2)
    da indiferença e divisão:
    “Onde está tua irmã, teu irmão?” (cf Gn 4,9)
    “Eis a hora! O Reino está perto,
    Crê na Palavra e na conversão. ((Mc 1,15)

REFRÃO: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8)
é palavra de Cristo, o Senhor;
pois a fraternidade humana
deve ser conversão e valor.
Seja este um tempo propício (cf 2Cor 6,2)
para abri-nos, enfim, ao amor!

  1. A Quaresma nos chama a assumir
    um amor que supera barreiras, (FT 1)
    desejando abraçar e acolher, (FT 3)
    se estendendo além das fronteiras, (FT 99)
    rompendo as cadeias que isolam,
    construindo relações verdadeiras. (FT 62)
  2. Misericórdia, pecamos, Senhor, (Sl 50,3)
    sem no outro um irmão enxergar.
    Mas queremos vencer os conflitos,
    pela cultura do encontro lutar. (FT 30)
    Em unidade na pluralidade,
    um só Corpo queremos formar! (cf 1Cor 12,12-31)
  3. O Senhor nos propõe aliança (Gn 9,8-15)
    e nos trata com terno carinho. (Sl 102,4)
    Superemos divisões, extremismos
    ninguém vive o chamado sozinho. (FT 32)
    Só assim plantaremos a paz:
    “Corações ardentes e pés a caminho” (cf Lc 24, 32-33)
  4. “Alarga o espaço da tenda” (Is 54,2)
    e promove a amizade social, (cf EG 228)
    vence as sombras dum mundo fechado,
    construindo Igreja sinodal.
    Convertidos, renovados veremos
    novo céu, nova terra, afinal. (Ap 21,1-7)

Aprenda a cantar o hino da CF 2024:

Veja imagens do Seminário de Campanhas:

Imagens: Osnilda Lima – Comissão Episcopal para Comunicação (CNBB)