Diocese aprova Plano Pastoral para o próximo triênio

No último sábado, 16 de setembro, a Diocese de Nova Iguaçu realizou a segunda etapa de sua assembleia no auditório Dom Adriano Hypólito, localizado no Cenfor. Durante o dia, foi apresentado o plano pastoral do triênio 2024/2025/2026, resultado das intervenções nas etapas anteriores, realizadas pela equipe responsável por coletar as ideias da comunidade diocesana.

O Plano Pastoral é um instrumento que reflete a identidade da Igreja Diocesana, promovendo a vivência da comunhão sinodal e incentivando o avanço da evangelização. Ele orienta a Igreja a ser uma parte integrante da realidade e dos desafios enfrentados pelo povo da Baixada, com o objetivo de ser uma comunidade eclesial missionária aberta à acolhida e à partilha.

Desenvolvido com base na análise das diversas realidades eclesiais presentes na Diocese, desempenha um papel fundamental na organização e dinamização da vida pastoral da região. Este instrumento orienta a Igreja em suas ações concretas, com o objetivo de alcançar as metas estabelecidas para a evangelização das famílias e a formação a serviço do Reino de Deus.

Equipe de elaboração do Plano Diocesano de Pastoral.

O Plano Pastoral Diocesano será dividido em quatro eixos: BÍBLICO/CATEQUÉTICO, VOCACIONAL, MISSIONÁRIO e CARIDADE, apresentados pelos padres João Victor, Rodrigo Albuquerque, José Vilanova e Márcio João, respectivamente. Esses eixos servirão como diretrizes para a participação e compreensão aprofundada da vida da Igreja, promovendo a unidade e a corresponsabilidade (Sinodalidade) entre todas as pastorais.

Além disso, o Plano Pastoral define de maneira clara os objetivos pastorais à luz do Evangelho, das orientações do Papa e das diretrizes da CNBB. Ele destaca os desafios a serem enfrentados e traça metas cruciais para o fortalecimento de uma Igreja ativa e comprometida com a missão evangelizadora.

Em resumo, é essencial que o Plano seja estudado e compreendido de forma aprofundada para facilitar sua aplicação nas comunidades, que desempenham um papel fundamental na concretização de suas propostas.

Na parte final da assembleia, em um clima de serenidade e respeito mútuo, os delegados das diversas pastorais, movimentos e paróquias se reuniram com grande entusiasmo e alegria, os presentes aprovaram de forma unânime o plano pastoral.

Durante a Assembleia Diocesana dedicada a apresentação do plano pastoral, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, enfatizou com sabedoria a responsabilidade de colocá-lo em prática:

“O processo não termina agora, ele segue com a responsabilidade de cada um e cada uma. Quem nos convidou em nossas vocações a estarmos aqui sabe que podemos agir, sabendo muito bem de nossa capacidade. Se juntos aprovamos, juntos vamos assumir aquilo que aprovamos!”

Metas estabelecidas para o Plano Pastoral

• 2024: Ano da Oração, em preparação para o Jubileu de 2025. Promoção dos Círculos bíblicos nas paróquias, com pelo menos um círculo em cada Paróquia.
  • 2025: Celebração do Jubileu da Redenção. Projeto de Renovação de lideranças em todas as instâncias pastorais da Diocese.
  • 2026: Implementação de um Projeto Missionário.

Veja imagens da Assembleia Diocesana:

Imagens: Tiago Fernandes – DNI Secom