Irmã Filomena Lopes Filha

– Apóstola da Baixada –

Foi aqui, em nossa Diocese, que Ir. Filomena testemunhou sua consagração. Ela era Diretora Pedagógica, pois a missão de seu Instituto Religioso, a Congregação das Irmãs Franciscanas de Bolanden, está relacionada à educação. Era uma pessoa muito inquieta com as constantes enchentes no Rio das Botas, que ameaçava a vida dos moradores. Para ela, a palavra vocação se traduzia em tornar a vida mais bela. E não se cansava de falar e praticar essa sua crença e sonho. Apoiada pelas outras Irmãs da comunidade e do seu Instituto Religioso e pessoas de boa vontade, coordenou o mutirão que resultou em uma pastoral educativa conscientizadora e libertadora, participativa e integradora. Na forma de profissão religiosa de sua Congregação, ela disse: “Deus uno e trino Eu, Irmã Maria Filomena Lopes Filha, estou firmemente decidida a consagrar-me a Vós e a seguir Jesus Cristo no estado de Vida Religiosa, em castidade, em pobreza e obediência. (…) De todo coração ponho-me à disposição do Instituto Religioso, a fim de chegar, pela graça do Espírito Santo e com o auxílio da Imaculada Mãe de Deus, à caridade perfeita, no seguimento de Jesus Cristo e no serviço à Igreja. Para isso ajudai-me ó Deus Pai, Filho e Espírito Santo, Amém” (Cf. Forma de Vida das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição de Maria, de Bonlanden, p. 43).

Sobre Irmã Filomena, Dom Adriano disse: “Ir. Filomena, em seu trato diário, conhecia por dentro e por fora o bairro onde funcionava o mutirão. Necessidades, sofrimentos, opressões e riscos. Artes do maligno. E procurava anunciar, a todos, pela oração, pela palavra e pelo exemplo, a ação libertadora que vem de Jesus Cristo. A todos procurava dar alguma coisa do Amor de Jesus Cristo que se identifica com os irmãos mais humildes. Mas alguns rejeitavam esses sinais de esperança.” (Cf. A FOLHA nº 979, 07/10/1990).

Seu compromisso foi levado tão a sério que atravessou a juventude de sua vida e teve o fim com o martírio, sofrido em 07 de junho de 1990. Mas a história não acabou. Ela continua…

Por isso, a Diocese de Nova Iguaçu, abre esse espaço para que você possa enviar sua experiência com Irmã Filomena, testemunhando seu amor pelo Povo de Deus e pela Igreja, que por sua vocação à santidade, culminaram em sua doação total até o Batismo de Sangue.