Diocese terá intensa atividade pastoral durante o Mês Vocacional

A Igreja no Brasil celebra em Agosto o Mês Vocacional. Dom João Francisco Salm, presidente Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB nos diz que “o objetivo do Mês Vocacional é irradiar o compromisso e o zelo da Igreja por todas as vocações, sempre conscientes de que não somos nós os detentores do convite vocacional, mas instrumentos do chamado de Jesus Cristo.”

Com os corações sensíveis à escuta do chamado e a certeza vocacional de que “Cristo nos salva e nos envia”, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Diocese de Nova Iguaçu propõe algumas atividades para as nossas comunidades realizarem ao longo deste Mês Vocacional. A principal atividade é a retomada da Campanha “Em cada comunidade uma nova vocação” que consiste na oração de uma dezena do santo terço antes de todas as missas e celebrações dominicais. É válido ressaltar que essa campanha de oração vai além do período do mês de agosto.

Testemunhos Vocacionais

Com o objetivo de provocar nos jovens a manifestação do chamado pessoal de Deus na vida de cada homem e mulher, o SAV realizará postagens diárias nas redes sociais com testemunhos vocacionais, seguindo a ordem proposta para cada semana do mês: na primeira semana as vocações ao ministério ordenado; na segunda semana as vocações familiares; na terceira semana as vocações à vida consagrada; e na quarta semana as vocações leigas.

Hora Santa Vocacional

Outra proposta do Serviço de Animação Vocacional às paróquias é a Celebração da Hora Santa Vocacional em todas as quintas-feiras do mês de agosto. O subsídio para esta celebração está disponível para compra na Livraria Diocesana. E a sequência de intenções seguirá a mesma ordem dos testemunhos vocacionais.

Semana Nacional da Família

Além da celebração do Mês Vocacional, as famílias católicas têm mais motivos para celebrar. Neste ano a Pastoral Familiar comemora os 25 anos do subsídio Hora da Família e não podemos esquecer que estamos nas comemorações do Ano Votivo de São José e do Ano Família Amoris Laetitia, ambos propostos pelo Santo Padre, o Papa Francisco. Tradicionalmente na segunda semana do Mês Vocacional, celebração do Dia dos Pais, temos a Semana Nacional da Família, evento que será aberto em nossa Diocese no próximo sábado (07) com uma Carreata que terá início com a concentração, às 8h na igreja matriz da Paróquia Sagrada Família (Posse), saindo em direção ao Seminário São Paulo VI, onde Dom Gilson Andrade receberá os participantes e abençoará às famílias. Ao longo  de toda a semana a Pastoral Familiar realizará lives que serão transmitidas pelas redes sociais da Diocese de Nova Iguaçu. Os encontros online acontecem até o sábado (14) sempre, às 20h. Exceto no domingo (09) que acontecerá, às 17h.

Seminário São Paulo VI

Outro evento tradicional em nossa Igreja Particular é a Festa do Seminário que, pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia da COVID-19, não acontecerá como de costume. Neste ano, os seminaristas realizarão uma Feijoada Vocacional Delivery (somente retirada) e os ingressos só poderão ser adquiridos de forma antecipada. Também foram confeccionadas camisas do Seminário para serem comercializadas com valor totalmente destinado aos seminários da Diocese. Informações sobre o almoço e as camisas poderão ser obtidas em (21) 2667-8746 (telefone e WhatsApp).

Dia Nacional dos Catequistas

No encerramento do Mês Vocacional no dia 29 de agosto, domingo, a Catequese Diocesana realizará a Live do Dia do Catequista. O encontro online terá como temática “Catequista no Ministério da Palavra e do Serviço” e o lema “Proclame a Palavra” (Tm 4,2). A live terá início, às 14h30 e o encerramento previsto para às 18h com a Santa Missa celebrada por Dom Gilson Andrade na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga.

Cartazes das atividades do Mês Vocacional: