Mosteiro das Clarissas celebra sua mãe fundadora

O dia de Santa Clara foi celebrado com júbilo no Mosteiro das Irmãs Clarissas no bairro Botafogo em Nova Iguaçu. Seguindo todos os protocolos necessários ao enfrentamento da pandemia da COVID-19, Dom Gilson Andrade celebrou a missa solene que contou com a presença de benfeitores e da comunidade local, as três ordens franciscanas, além das irmãs da Caridade da Santa Cruz e da Arca de Maria. Entre os representantes do clero presentes à celebração recordamos os padres Edimilson e Porfírio que comemoravam 36 anos de ordenação sacerdotal.

Em sua homilia Dom Gilson falou dos 25 anos da páscoa definitiva de Dom Adriano Hypolito celebrado no dia anterior e recordou que o Mosteiro de Santa Clara foi erigido ali com um propósito presente no coração daquele grande pastor de “ter na Diocese pessoas que, dia e noite intercedessem pelo nosso povo, pela Baixada Fluminense. Marcada por tanto sofrimento e, por isso tão identificada pelo crucificado. E também que ali fosse um lugar de oração para todas as paróquias. Quem sabe nós tenhamos o desafio de retomar essa vocação do Mosteiro das Clarissas. Aqui sempre as paróquias vinham para rezar, fazer suas adorações, adorações noturnas, sendo aqui um lugar de oração e inspiração. Um centro de irradiação da devoção a Eucaristia. Nada mais coerente do que essa união da força da eucaristia com a fragilidade e a força também dos nossos pobres. Por que a eucaristia foi o sustento da vida de Clara e é o sustento das nossas irmãs clarissas”, disse o bispo.

Assista a homilia de Dom Gilson Andrade na íntegra:

Com a relíquia de Santa Clara, Dom Gilson abençou os fieis após abençoar os pães de Santa Clara que foram distribuídos ao final da santa missa como gesto devocional.

Veja as imagens da Missa de Santa Clara no mosteiro das clarissas: