Irmã Paola Maria de Jesus Crucificado professa votos temporários na Ordem das Clarissas

1914

“Um só coração e uma só alma”, essa frase contida no pedido solene feito por Irmã Paola Maria de Jesus Crucificado para que fosse conferida a graça dos votos temporários na Ordem de Santa Clara, expressa o fielmente a relação das irmãs clarissas com a nossa Igreja Diocesana e o povo da Baixada Fluminense. Pois, mesmo na clausura, a oração e penitência das nossas devotadas religiosas sustentam a missão das nossas comunidades.

Passados 4 anos de sua chegada em Nova Iguaçu com apenas 17 anos, a jovem mineira Paola Cunha Reis, cumpriu as etapas iniciais da vida monástica e no último dia 22 de agosto, professou os Votos Temporários diante da sua família religiosa e da comunidade local na santa missa celebrada por Dom Gilson Andrade, bispo diocesano.

Marcada por forte emoção, a celebração ocorreu na capela mor do Mosteiro de Santa Clara no bairro Botafogo em Nova Iguaçu. Em sua homilia, o bispo exortou os presentes dizendo que “só o amor pode justificar as verdadeiras escolhas da vida. Não há maior prova de amor do que dá a própria vida pelo amigo, nos diz Jesus no Evangelho. Toda vocação é um chamado a dar a vida. Para nós, a vida que se recebe só tem sentido se se doa. E assim podemos descobrir o verdadeiro valor e sentido da nossa vida. Mas a nossa entrega e precedida por uma outra entrega: a entrega de Deus,” disse Dom Gilson. (Veja aqui a homilia na íntegra)

Fotos: Geisa Bolsoni

Biografia de Irmã Paola Maria de Jesus Crucificado, OSC.

Paola Cunha Reis, segunda filha do casal Sr Almir Lima Reis e Sra. Aparecida Cunha Reis, nasceu a 5 de setembro de 2000, em Juiz de Fora (MG). Foi batizada na Catedral Metropolitana a 19 de novembro de 2000, sendo seus padrinhos o Sr. Antônio Pereira e a Sra. Ivony Teresa Pereira. A 8 de dezembro de 2000, na mesma Catedral, Paola foi consagrada a Nossa Senhora, tendo como madrinha de consagração a Sra. Wania Delgado. Sua Primeira Comunhão ocorreu a 28 de abril de 2012, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Após a 1ª Comunhão, frequentou a Perseverança até 13 de maio de 2012. Sua irmã, Wanessa Reis, neste mesmo ano levou-a a conhecer a Comunidade Resgate (Associação Católica de Fiéis com o objetivo da evangelização, formação de católicos e o resgate de famílias, crianças e jovens). Lá, Paola aprofundou seu conhecimento sobre a Doutrina da Igreja e recebeu a formação para o Crisma. Foi crismada no dia 07 de novembro de 2015, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, pelo Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira; sendo madrinha e testemunha fiel a Sra. Sabrina Ribeiro Horácio (co-fundadora da Comunidade Resgate), tomando-se para Paola uma grande mãe espiritual, ajudando-a e orientando-a. Foi a ela que Paola pela primeira vez falou sobre vocação e pediu que fosse levada para conversar com uma Religiosa. Foi conduzida, então, a um Mosteiro Beneditino onde pode tirar suas dúvidas sobre a Vida Religiosa. Após um tempo fazendo o caminho vocacional descobriu que não era chamada a viver a vida beneditina, mas tinha a certeza interior de que deveria entregar-se totalmente ao Senhor.

A 25 de fevereiro de 2017, Paola manifestou à então Irmã Joana Paula, OSB o desejo de ser Esposa de Jesus e pediu ajuda para discernir onde deveria serví-Lo. Neste mesmo dia foram enviados e-mails para comunidades religiosas onde Paola manifestava o desejo de conhecer o carisma: Carmelo, Toca de Assis e Irmãs Clarissas. No dia seguinte recebeu a resposta do Mosteiro de Santa Clara de Nova Iguaçu e permaneceu mantendo contato, até vir a conhecer as Irmãs pessoalmente. Quando chegou ao Mosteiro sentiu algo diferente em seu coração e uma intensa alegria, indicando que ali era o seu lugar.

Retomando á casa já tinha a certeza da vocação, mas, tendo apenas 16 anos, era necessária a autorização por escrito de sua mãe. Após intensa súplica e oração, dela obteve a tão almejada autorização para realizar sua experiência na clausura do Mosteiro, que teve início dia 1º de julho de 2017. Após o mês de experiência voltou à casa e no dia 02 de outubro de 2017, ingressou então no Mosteiro para viver o tempo de Aspirantado, com a idade de 17 anos.

A 20 de novembro de 2017 ingressou no Postulantado. Tendo concluído mais esta etapa de formação, no dia 02 de fevereiro de 2019, Festa da Apresentação do Senhor, iniciou o seu Noviciado recebendo o Hábito e Insígnias Religiosas na cerimônia de Vestiçào Monástica, assumindo o nome religioso de lrmâ Paola Maria de Jesus Crucificado. Tendo concluído o tempo do Noviciado, Irmã Paola, desejando ardentemente seguir o Cristo Pobre como Virgem Pobre, realizou no dia 22 de agosto de 2021 sua Profissão Religiosa dos Votos Temporários de Pobreza, Castidade, Obediência e Clausura na Ordem de Santa Clara.

Assista a homilia de Dom Gilson Andrade na íntegra: