Diocese inicia caminhada da Semana Santa, fonte e cume da vida cristã.

Com a celebração do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor neste domingo, 10 de abril, a Igreja abre a Semana Santa 2022. Ao longo da semana diversas celebrações e momentos devocionais vão dando a tônica do mistério que celebramos neste tempo até chegarmos ao ápice com a celebração do Tríduo Pascal.

Na Diocese de Nova Iguaçu, após dois anos da pandemia da Covid-19, as comunidades voltarão a realizar as Vias-Sacras pelas ruas das cidades que integram nossa Igreja Particular. As paróquias também terão suas programações próprios ao longo desta semana. Abaixo disponibilizamos as celebrações em que Dom Gilson Andrade, bispo diocesano, celebrará.

Domingo de Ramos (10 de abril)
– 08h:
Missa na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Queimados)
– 19h: Missa na igreja matriz da Paróquia São Miguel Arcanjo e São Pedro (Miguel Couto)
Quinta-feira Santa (14 de abril)
– 09h:
Missa da Unidade (Santo Crisma) na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga (Nova Iguaçu)
– 19h30: Missa da Ceia do Senhor na igreja matriz da Paróquia Menino Jesus (Cacuia)
Sexta-feira Santa (15 de abril)
– 15h:
Celebração da Paixão do Senhor na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga (Nova Iguaçu)
Sábado Santo (16 de abril)
– 19h:
Vigília Páscoa na Noite Santa na igreja matriz da Paróquia Menino Jesus (Cacuia)
Domingo de Páscoa (17 de abril)
– 07h30:
Missa da Ressurreição do Senhor na igreja matriz da Paróquia Cristo Ressuscitado (BNH)
– 10h: Missa da Ressurreição do Senhor na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga (Nova Iguaçu)

Coletas especiais

É válido ressaltar a importância de estarmos em comunhão com a Igreja no Brasil e a Igreja Universal, contribuindo generosamente, sobretudo, em duas celebrações da Semana Santa. No Domingo de Ramos, a Igreja no Brasil realiza a Coleta Nacional da Solidariedade, ocasião em que 60% ofertas dos fiéis são destinadas ao Fundo Diocesano de Solidariedade para fomentar projetos locais e os outros 40% vão para o Fundo Nacional de Solidariedade que é administrado pelo Departamento Social da CNBB, sob orientação do Conselho Gestor da entidade.

Realizada na Sexta-feira Santa, outra Coleta especial deste tempo é a Coleta Pró Terra Santa. Os donativos recebidos pelas paróquias e dioceses neste dia são enviados pelos Comissários da Terra Santa para a Custódia da Terra Santa. Estes donativos são utilizados na manutenção dos Luagres Sagrados e o sustento dos cristãos da Terra Santa.

Encenação da Paixão de Cristo

Internacionalmente conhecida pelos anos que foi celebrada nos Arcos da Lapa no Rio de Janeiro, a encenação da Paixão de Cristo, será realizada este ano em Nova Iguaçu. A superprodução que tem em seu casting de atores nomes como Zezé Mota e Tonico Pereira, será realizada em palco montado na Praça da Via Light ao lado da pista de Skate na próxima Sexta-feira Santa, 15 de abril, às 18 horas. Tem entrada gratuita, mas os organizadores do espetáculo pedem quem as pessoas que forem assistir possam levar uma lata de leite em pó que serão arrecadas pela Secretária Municipal de Assistência Social e destinadas às famílias vítimas das chuvas dos últimos dias na Baixada Fluminense.

Cards para divulgação