Reunido na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga com o clero diocesano, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, celebrou na manhã desta Quinta-feira Santa, 14 de abril, a Missa do Crisma.
Esta celebração reflete ainda mais a comunhão do bispo com o seu presbitério, por isso também é chamada de Missa da Unidade, nela os padres realizam as renovações das suas promessas sacerdotais, recordando o dia das suas ordenações, quando foram ungidos para atualizar a memória ativa da paixão, morte e ressurreição de Cristo, principalmente na celebração da Eucaristia.
“Hoje e para sempre a redenção constitui o conteúdo presente da vitória de Cristo em nossa vida. E esta é a memória que nesses dias da celebração anual da páscoa nós vamos reviver. Esta é a memória ativa que o sacerdote é chamado todos os dias a atualizar, especialmente através da sua vida, do seu ministério e, de forma particular, da Eucaristia. Através da sua unção e da unção comunicada a todos os batizados o novo de Deus, traduzido naquelas palavras de Jesus, do Profeta Isaías, chega à humanidade concreta de cada época da História”, disse o bispo em sua homilia.
Ainda nesta celebração o bispo abençoa os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e confecciona e consagra o Santo Crisma. Por esse motivo também chamamos de Missa do Crisma ou Missa dos Santos Óleos e com ela a Igreja inicia as celebrações do Tríduo Pascal.
Continuando sua homilia, dom Gilson introduziu os fiéis no sentido do rito que celebrava, “a consagração do óleo do Santo Crisma e a bênção dos óleos dos catecúmenos e dos enfermos abre pra nós a porta do Santo Tríduo Pascal, nos introduz no hoje vitorioso, não triunfalista, mas vitorioso de Deus. Os óleos aproximam de alguma forma o nosso hoje ao hoje de Deus (…) Esse óleo que vamos pedir a Deus para abençoar é um dom para vida e o crescimento da Igreja.”
Entenda o significado dos óleos:
– Óleo do Crisma: uma mistura de óleo e bálsamo, significa plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Crisma, no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus
– Óleo dos Catecúmenos: catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças. O óleo é utilizado antes do rito da água e significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno. Sua cor é vermelha.
– Óleo dos Enfermos: é usado no sacramento dos enfermos. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.
Veja a Homilia de Dom Gilson Andrade na íntegra:
Veja as fotos da Missa da Unidade: