A Pastoral da AIDS, traz na sua fundamentação, além das diretrizes da Igreja a seguir, a convicção de que conhecer Jesus Cristo é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber e Tê-lo encontrado é o que de melhor pode ocorrer em sua vida. O logotipo da Pastoral faz união dinâmica de dois símbolos da solidariedade: a cruz e o laço. A cruz representa a solidariedade de Deus com a humanidade, destacando a vitória da vida sobre a morte. O laço vermelho é símbolo internacional da luta contra a Aids. Unidos, expressam o compromisso da igreja com quem é portador do HIV e com aqueles que também trabalham na prevenção de novas infecções.
Esse trabalho pastoral presente em nossa Diocese, passou por uma troca em sua coordenação. Agora, Andréa de Paiva é a Coordenadora Diocesana da Pastoral da Aids e terá como Vice-coordenadora, Isabel Souza, que anteriormente foi também coordenadora diocesana.
Andréa de Paiva, a nova coordenadora, explicou um pouco do trabalho da Pastoral da Aids na Diocese de Nova Iguaçu: “Nós temos um trabalho com gestante encaminhadas do Hospital Geral de Nova Iguaçu, com as quais falamos dos cuidados com a saúde, a conscientização da manutenção do tratamento medicamentoso, para que corra tudo bem na gestação e seu bebê nasça livre do vírus. Além disso, para manter o tratamento e assim conseguir ter uma carga viral indetectável, ter uma vida normal e até não ser uma transmissora.”
Na última sexta-feira, a nova coordenação esteve reunida na cúria diocesana com Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, e Lúcia Souza, Coordenadora da Pastoral da Aids no Regional Leste 1 – CNBB.