Pastoral da Criança recebe visita da Coordenadora Estadual em reunião com Dom Gilson

Na última terça-feira (16) ocorreu a reunião mensal da Pastoral da Criança da Diocese de Nova Iguaçu. O encontro que contou com a visita da Irmã Maria de Fátima Petri, Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança e da Coordenadora de Núcleo, Maria Galdino, teve ainda a participação de Dom Gilson Andrade, bispo diocesano e do Diácono Sérgio Alexandre,  Assessor Espiritual da Pastoral na Diocese.

Irmã Maria de Fátima falou sobre um novo recomeço “é preciso animar, revitalizar, reforçar e estimular através das formações, reuniões e espiritualidade. E preciso incentivar o retorno as visitas presenciais, pois assim, poderemos Ver e Agir nas situações concretas das famílias. Durante os momentos críticos da Pandemia, a pastoral exerceu a missão social de assistir as famílias mais vulneráveis, assim como outras pastorais sociais e suas Dioceses”, disse a religiosa.

Maria Galdino elogiou o uso do Aplicativo (App) “Pastoral da Criança + Gestantes” e alertou para o “cuidado do olhar” para as (os) líderes que não possuem um celular adequado e nem acesso a Internet. “Que estas(es) não sejam excluídas(os), mas que sejam capacitadas(os) pelo método tradicional”, enfatizou.

A coordenadora Diocesana e as demais, colocaram as suas conquistas, desafios e desenvolvimento na ação pastoral como:

– parceria em alguns municípios com a Secretaria de Saúde, exercendo o direito dos seus munícipes, as nossas gestantes e crianças.

– Convidando novas líderes, ativando ou implantando novas comunidades.

– Novas líderes capacitadas (16) no App e no sistema tradicional, oficinas sendo realizadas. As Celebrações da Vida e o IMC ocorrendo nas paróquias/comunidades e outras retornado.

– Chamando novas lideranças para abraçar a missão voluntária.

A Coordenadora Maria das Graças definiu a data da Assembleia Avaliativa que ocorrerá em 24 de setembro no Cenfor com a presença de todas as Coordenadoras para VER – JULGAR – AGIR e CELEBRAR e nos fortalecermos para a missão.

Dom Gilson falou sobre a Organização da Pastoral da Criança, desde a sua formação. “Que esta missão evangelizadora pastoral seja assumida através da fé e tem que ser realizada com amor, coragem e entusiasmo! E preciso animar e entusiasmar, para que nunca nos retiremos das mãos do Deus da Vida.”

Veja imagens da reunião:

Colaboração e imagens: Pastoral da Criança